Matemática e física são realmente importantes para quem vai cursar Biologia?

5801
Curso de Biologia: matemática e física são mesmo importantes para quem vai estudar biologia?

“O curso de biologia é meu sonho desde a infância. Porém sou péssimo em matemática, física e, principalmente, química. Gostaria de saber qual o nível de importância e presença dessas ciências  para quem vai estudar biologia? É necessário um grande entendimento nessas áreas para seguir a carreira de biólogo? (Maurício)

Oi Maurício! A biologia é a ciência que estuda os seres vivos, abrangendo desde o funcionamento dos organismos em escala molecular e celular até o nível populacional, contemplando a interação com o ambiente físico-químico. Não é a toa que você é um amante dessa ciência: ela desvenda a origem da vida!

Um dos aspectos da área de estudo da Biologia é sua abrangência e interdisciplinaridade com outros campos, como física, química e matemática. É claro que se você pretende cursar Biologia, essas outras ciências vão estar presentes nas disciplinas do curso, não só como disciplinas isoladas, mas se misturando com algumas áreas que você pode seguir.

É importante que os conhecimentos de física, química e matemática da vida escolar estejam bem claros e frescos na memória, para que durante o curso, você consiga utilizar o que aprendeu no ensino básico. Uma relembrada nos livros vai ser importante durante o curso, na necessidade dos objetivos de cada disciplina.

♥ Se eu estudar Biologia serei obrigado a manipular animais como sapos, aranhas, insetos, cobras, etc?

Um ponto importante é que a graduação em Biologia utiliza elementos de outros cursos, e não só os de ciências exatas, como também humanas, pois a ciência da vida reúne muitos conceitos de várias áreas do conhecimento. Apesar disso, a graduação em Biologia é diferente da graduação em Química, Física e Matemática, onde os conceitos são muito mais detalhados e aprofundados.

Atualmente existem muitos cursos que inter-relacionam as ciências naturais, como Farmácia, Bioquímica, Nanotecnologia, Engenharia Biomédica, Biotecnologia, Engenharia Ambiental, engenharia de alimentos, Agronomia, entre outros. Além disso, muitos cursos de Pós-graduação podem ser escolhidos com base nas suas preferências e gostos dentro da Biologia.

Fontes: guiadoestudante / mundoeducacao