8 diferenças biológicas entre homens e mulheres que você não sabia!

Nós estamos cansados de saber que homens e mulheres tem muitas diferenças entre si. Aliás, o dimorfismo sexual da nossa espécie é brutalmente acentuado. Raramente vimos alguém que não se pode definir o sexo, só de olhar. Mas estas, são diferenças óbvias.

No entanto, poder diferenciar homens e mulheres é de extrema importância na área médica, já que, os sexos precisam de atenção diferenciada. Temos uma lista de diferenças biológicas entre homens e mulheres que, provavelmente poucas pessoas sabem! Não são diferenças óbvias, mas elas existem!

1.  Homens tem mais neurônios que as mulheres

Ao todo, homens ou mulheres têm mais de 100 bilhões de neurônios no cérebro. De acordo com um estudo feito na Dinamarca, na Universidade de Copenhague, chefiado pela cientista Bente Pakkenberg e publicado no “Journal of Comparative Neurology“, a região do neocórtex (ligada ao raciocínio abstrato) tem 23 bilhões de neurônios nos homens e 19 bilhões nas mulheres. Apesar desta diferença (para a qual os cientistas não acharam explicação), não se encontrou nenhuma diferença de coeficiente de Inteligência (QI) entre homens e mulheres, o que se justifica, já que a inteligência está ligada não ao número de neurônios de uma pessoa, e sim à quantidade e à eficiência das conexões entre eles.

2. Homens são 4 vezes mais propensos a nascer com autismo do que as mulheres

Segundo pesquisa recente, a testosterona e o estrogênio têm efeitos opostos sobre um gene apelidado RORA. Nos neurônios, a testosterona diminui a capacidade das células de expressar ou se ligar ao gene, enquanto o estrogênio aumenta essa capacidade. No entanto, outros cientistas sugerem que, na verdade, a maior prevalência do autismo no sexo masculino é por que os genes no cromossomo X desempenham um papel na doença. Como as mulheres têm dois, e os homens apenas um (combinado com um cromossomo Y), as meninas têm uma cópia de “backup” de qualquer gene com mutação. Embora esta teoria seja plausível, até o momento nenhum gene no cromossomo X tem sido inequivocamente associado com o autismo.

3. Homens tem melhor visão espacial e mulheres tem melhor visão periférica

A visão espacial,  é uma característica totalmente masculina. Trata-se da capacidade de enxergar visualmente as coisas como um todo, de maneira espacial. Já a mulher tem a visão periférica, que é a capacidade de enxergar as coisas que acontecem ao seu redor com maior facilidade.

4. O comprimento dos dedos das mãos, geralmente, é diferente

Para saber a diferença entre a mão de um homem e de uma mulher deve observar o rácio entre o dedo anelar e o indicador. No homem, a diferença entre o dedo anelar e o indicador é sempre maior do que nas mulheres. Ou seja, para identificar uma mulher o dedo indicador deve estar quase ao mesmo nível do dedo anelar. O dedo anelar é o dedo onde se coloca a aliança de casamento e o indicador é o dedo que utilizamos para apontar.

diferenca-mao-homem-mulher

5. Mulheres podem passar doenças mitocondriais para seus descendentes. Os homens não!

Uma doença causada por mutação no DNAmt é herdada exclusivamente da mãe. Assim, apenas as mulheres podem transmitir as doenças mitocondriais, passando as mutações para toda a sua prole de ambos os sexos. As mitocôndrias são todas de origem materna, pois ao penetrar o óvulo, o espermatozoide transmitirá apenas os cromossomos, pois as suas quantidades significativas de mitocôndrias foram perdidas junto com o flagelo, que é perdido no momento da fecundação. Já as células que os seres humanos se desenvolvem é materna e possuem todas as suas organelas, inclusive a mitocôndria e seu DNA.

6. Homens são de 3 a 10 vezes mais propensos a terem gagueira

A presidente da Associação Brasileira de Gagueira, Sandra Merlo explicou porque a gagueira atinge mais homens. Ela diz que a gagueira não pode estar ligada ao cromossomo Y, porque, se fosse assim, as mulheres nunca gaguejariam.  Existem, três hipóteses que tentam explicar por que as mulheres são menos afetadas: a gagueira estaria ligada ao cromossomo X; as mulheres necessitariam de um maior número de genes para gaguejar; as mulheres sofrem menor pressão social para alto desempenho.

7. Diferenças no crânio

Crânios masculinos e femininos também apresentam diferenças significativas de estrutura. A protuberância pequena na parte de trás da cabeça, conhecida como protuberância occipital externa, geralmente é mais pronunciada nos homens. A mandíbula masculina é normalmente angular e quadrada na área do queixo, enquanto a feminina tende a ser mais arredondada e pontiaguda. Os ossos das sobrancelhas dos homens são muitas vezes mais proeminentes do que os das mulheres. Essas distinções nas características do crânio e da face constituem a base da diferença entre os rostos de homens e mulheres.

sexo_cranio

8. Mulheres podem distinguir mais precisamente os tons de cores do que os homens

Os resultados de uma pesquisa apontaram que os cérebros de homens e mulheres processam as cores de maneira diferente, mostrando que eles têm mais dificuldades para distinguir diferenças sutis entre as tonalidades de verde, amarelo e azul. Assim, a grama vai parecer mais verde para as mulheres e mais amarelada para os homens, enquanto que o alaranjado parecerá mais vermelho para eles do que para elas. Segundo os pesquisadores, essas discrepâncias de percepção não podem ser explicadas por diferenças estruturais nos olhos, levando-os a especular que provavelmente é a testosterona  que afeta a forma como as cores são processadas pelo cérebro.

Fonte: hypescience / megacurioso/ infosobre / sobrerelacionamento /list25