Você já viu alguém com “sapinho” na boca? Aquilo é candidíase e precisa de cuidados urgentes!

8372
Manchas brancas na boca: pode ser candidíase bucal (sapinho)

A doença chamada de sapinho é na verdade a Candidíase bucal causada pelo agente etiológico Candida albicans. O causador é um fungo que está presente no corpo humano, mas que em certas condições especiais aumentam sua população causando uma infecção na boca e garganta. Um dos primeiros sintomas são as manchas brancas na boca. A doença ocorre não somente no bebê, como também em idosos e pacientes com HIV. É comum que adultos com imunidade baixa também desenvolvam essa candidíase.

Existem dois tipos de Candidíase bucal: a Candidíase Pseudomembranosa e a Candidíase Eritematosa. A primeira mais comum em crianças e se apresenta na forma de placas brancas ou amareladas em toda parte da boca, já a segunda se apresenta na forma de manchas vermelhas com maior frequência no palato e na língua, essa forma é a mais comum em pacientes idosos que usam próteses totais ou parciais.

Os principais sintomas da Candidíase bucal são as manchas brancas dentro da boca e na língua, vermelhidão e desconforto na boca com dificuldade em engolir e dores na garganta, algumas rachaduras podem ser encontradas nos cantos da boca e partes da língua, alguns pacientes podem não apresentar os sintomas e conviver com a doença por um longo período, por isso ir regularmente ao dentista faz parte da prevenção da doença.

Leia também: Médica ensina receita caseira para curar Cândida vaginal. Você só precisa de iogurte natural e um absorvente interno

A prevenção é bem simples: manter sempre a pele limpa e seca, lavar a boca e os dentes algumas vezes durante o dia, fazer uso do antibiótico apenas com orientação médica, seguir um estilo de vida saudável, pessoas com diabetes fazer uso da medicação e controlar os níveis de glicose no sangue e pacientes imunosuprimidos, como portadores do HIV, utilizar drogas antifúngicas para minimizar as crises.

Tratamento para Candidíase Bucal

O principal tratamento para a Candidíase bucal é a prevenção, porém quando a doença está instalada é necessário ajuda médica para realizar o diagnóstico e receitar o medicamento adequado para cada paciente. A medicação utilizada vai depender do local e região onde o fungo está instalado, mas geralmente a doença é tratada com antimicóticos e pomadas antifúngicas, ambas de uso local. Dependendo do caso e do grau da infecção, algumas vezes será necessário o uso de medicamento de uso oral prolongado para evitar uma reinfecção, já que fungos são bem difíceis de matar. Os principais medicamentos utilizados são: nistatina aplicada topicamente ou através de uso oral na forma de comprimidos e o cetoconazol utilizado para os casos crônicos.

Sites: candidiasis / .cro-rj Artigos: Candida albicans isolated from buccal cavity.. /  Bucal Candidosis Literature review