Comportamento

Finalmente a ciência desvenda um grande mistério: porque as mulheres têm orgasmo

porque-as-mulheres-tem-orgasmo

Pode parecer estranho, mas até hoje, não havia sido explicado o porquê de as mulheres terem orgasmo, se ele não parece favorecer em nada na fecundação. Como sabemos, nos homens o êxtase serve para liberar espermatozoides que darão início ao processo de fecundação. Mas as mulheres, todas essas reações fisiológicas do orgasmo não são essenciais para a fertilização dos óvulos. Afinal, as mulheres podem engravidar sem chegar ao orgasmo.

Nos homens, os espermatozoides só são liberados quando há uma sensação de prazer, o que faz com que os homens sempre queiram repetir o ato, e isso os coloca prontos para o ato reprodutivo sempre que necessário. Agora, um NOVO ESTUDO se prontificou a desvendar com uma visão evolucionista, a razão para o prazer feminino.

Os especialistas acreditam que o orgasmo feminino nos humanos é um subproduto da evolução. Quando o fenômeno surgiu, há pelo menos 15º milhões de anos, tinha função biológica. Mas hoje, não ajuda nem atrapalha, o que fez com que a característica não tenha sido eliminada.

Quando alguém estuda o orgasmo costuma analisar apenas humanos e primatas. Os especialistas nunca tinham observado outras espécies para descobrir sua origem.”Pesquisas anteriores focaram na biologia humana, mas não na evolução de uma determinada característica em espécies diferentes“, diz Günter Wagner, professor de Ecologia e Biologia Evolucionária na Universidade de Yale e um dos autores do estudo. Assim, passaram um bom tempo estudando dezenas de coalas a orictéropos e descobriram que algumas fêmeas não têm um ciclo fixo de ovulação como acontece nas mulheres humanas. Neste caso, o óvulo só é liberado depois que o cérebro recebe um aviso.  Tal sinal só acontece quando a fêmea chega ao orgasmo enviando um aviso para o cérebro para liberar o óvulo. Nesses animais, também, o clitóris fica dentro da vagina, o que garante o prazer durante a relação. Ou seja, em espécies mais simples, o orgasmo feminino é parecido com o dos homens e garante a fecundação.

porque-as-mulheres-tem-orgasmo

A evolução fez modificações importantes nos humanos e outros primatas. Primeiro criou o ciclo fixo de ovulação nas fêmeas, fazendo com que não seja o sexo que determine a fertilização e sim, o período do mês. Nos primatas o clitóris é externo o que fez com que nem todas as relações sexuais chegasse ao orgasmo feminino.

Hoje, mesmo com a evolução e com a disfunção do orgasmo, a mulher ainda pode chegar ao êxtase, o que acaba tendo um importante fator social.

Site: super.abril
Artigo: The Evolutionary Origin of Female Orgasm
Imagens: Reprodução/portaldoholanda/ bbc

Comentários

Novidades

Topo