Estudo diz que os neandertais desapareceram por “falta de inteligência” para fabricarem agasalhos

Pesquisadores da Universidade Simon Fraser, no Canadá, fizeram uma revelação bizarra. Eles garantem em um ESTUDO que o homem de Neandertal não teve inteligência o bastante para confeccionarem agasalhos para se protegerem do frio, o que contribuiu para a sua eventual extinção.

Para chegarem a esta conclusão, os pesquisadores identificaram os animais que foram usados para confeccionar agasalhos no passado, recorrendo a um banco de dados etnográfico e comparando a frequência da ocorrência desses animais nos depósitos arqueológicos europeus. De acordo com os resultados publicados, os pesquisadores notaram que, na cultura dos Neandertais, havia uma ausência de animais associados com casacos de pele. No entanto, já nas primeiras fogueiras humanas foram encontrados vários vestígios dos animais, que podiam ser usados para agasalhos, bem como agulhas de osso para costura e outras ferramentas utilizadas para raspar peles.

O artigo diz que provavelmente, a falta de vestimentas quentes teria limitado o tempo em que os Neandertais tinham para caçar, o que pode ter dado aos seres humanos uma vantagem competitiva. Mark Collard, primeiro autor do estudo, diz que as diferenças de roupa podem ter tido um impacto sobre a saúde e talvez até mesmo na sobrevivência dos Neandertais em comparação com os primeiros seres humanos modernos.

7e62aea13e8335cac1e0aed53520c6ed-783x450

Algumas datações anteriores indicavam que os humanos modernos e os Neandertais coexistiram na Europa apenas por 500 anos. Mas, as novas datações indicam que as duas espécies conviveram na Europa durante até 5 mil anos. Isso suporta a visão de alguns arqueólogos que indicam que os avanços tardios nas técnicas Neandertais de confecção de ferramentas de pedra e no uso de joias foram copiados dos humanos. Mas, ao que parece, eles não puderam ou não quiseram, por questões culturais, imitar os agasalhos feitos a partir de pele de animais.

ESTUDOS indicam que os Neandertais foram extintos na Europa entre 41 mil e 39 mil anos atrás.

Site: zap.aeiou
Artigo: Faunal evidence for a difference … / Neanderthals: Bone technique ...
Imagens: Reprodução/  memedecarbono / zap.aeiou