Comportamento

Estudo afirma que o cérebro muda na adolescência. Entenda como isso funciona!



Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiram identificar, através de escaneamentos cerebrais, as áreas do cérebro que mais sofrem mudanças durante o período da adolescência. Todo o ESTUDO envolvendo tomografias cerebrais de 300 jovens entre 14 e 24 anos foi publicado no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Science).

Foi observado que áreas relacionadas ao desenvolvimento motor e sensorial do corpo, tais como visão, audição e movimento, se encontram totalmente já desenvolvidas na adolescência, mas o estudo mostrou que as partes ligadas ao pensamento complexo, como tomadas de decisões, ainda estão se desenvolvendo.


Aos poucos, durante a adolescência, as redes neurais vão ficando fortalecidas e passam a ser mais utilizadas ao longo dos anos. É nesse período de transição em que mais se observa o desenvolvimento de doenças mentais, como a esquizofrenia. Essa relação pode ajudar a identificar vias biológicas para o tratamento desses transtornos e auxiliar os pacientes que sofrem dessas doenças.

Outra questão que o estudo ajuda a compreender são as mudanças típicas comportamentais e no humor dos adolescentes durante o desenvolvimento cerebral normal. Essas mudanças são importantíssimas para o desenvolvimento humano, principalmente do que diz respeito a tomadas de decisões e pensamento complexo, essenciais para a entrada na vida adulta.

_90528642_59e73bd2-0b1f-4f07-880b-3911dd48db4c

Aos poucos, durante a adolescência, as redes neurais vão ficando fortalecidas e passam a ser mais utilizadas ao longo dos anos.

Fonte: bbc
Artigo: Adolescence is associated with...
Imagens: Reprodução/ grupoinedita/ bbc
Comentários

Novidades

Topo