Artigo científico revela que foi encontrado o primeiro Orangotango que imita a voz humana [vídeo]

1530

Um ESTUDO recente foi publicado na revista científica Nature, Reino Unido, onde mostrou que um Orangotango foi capaz de imitar a voz humana. O animal chamado de Rocky não só conseguiu imitar a voz humana como aprendeu mais de 500 sons, entre vogais e sons diferentes, algo que os cientistas jamais poderiam imaginar.

A pesquisa evidencia que essa descoberta é um potencial estudo para a compreensão da evolução da fala e da linguagem do ser humano onde será possível entender como essa capacidade de falar separou os macacos do ser humano, afirma o Dr. Adriano Lameira da Universidade de Durham, Inglaterra. O estudo também mostrou que além de imitar o som, Rocky conseguia copiar o tom da voz humana e o tom dos sons produzidos pelos pesquisadores.

A pesquisa revelou que apesar de não parecer muita coisa, o orangotango Rocky promovia a imitação e aprendia novos sons a cada dia e mostrou que ele, assim como vários orangotangos tinham uma capacidade potencial para controlar a ação de sua voz, como demonstra os dados do estudo realizado com mais de 12.000 horas com sons produzidos pelos animais, armazenados em bancos de dados e analisados comparativamente.

Essa capacidade de controlar a ação da voz é conhecida como “controle da prega vocal” como é chamado pelos cientistas e fundamental para a evolução da linguagem humana e o que nos separou dos macacos, de acordo com algumas teorias da evolução humana.

Os resultados da pesquisa têm causado certo espanto na comunidade científica, uma vez que mostra que um macaco pode atingir níveis de controle de voz qualitativamente comparáveis aos dos seres humanos, como afirma o Dr. Adriano Lameira. Rocky se tornou muito famoso, pois consegue controlar sua voz como se fosse uma conversa igual dos seres humanos, além disso, estudos anteriores do Dr. Lameira já tinham mostrado que orangotangos foram capazes de produzir sons que tinham ritmo igual à fala humana.

Contudo, o estudo é um grande potencial para novas pesquisas sobre a origem do homem e sua evolução, principalmente sobre sua linguagem e domínio da fala, o que pode trazer grandes descobertas para as teorias da evolução.

Sites: iflscience / dur.ac.uk / eva.mpg
Artigo: Vocal fold control beyond the species...
Imagens: Reprodução/iflscience