Agora você emagrece: Cientistas criam “transformador de aromas” que deixa as comidas sem gosto da sua dieta com aroma apetitoso

Comidas light, sem sal ou sem açúcar não tem graça nenhuma. Além do gosto diferente, muitas vezes artificial de adoçantes, o cheiro costuma não costuma deixar ninguém animado. Afinal, o que é mais cheiroso e apetitoso: um prato de brócolis cozido no vapor sem sal ou uma porção de batatas fritas com bacon?

Pensando nisso, cientistas do French National Institute for Agricultural Research, inventaram uma maneira de enganar o cérebro e deixar seu prato de brócolis com aroma de batata frita com bacon! A ideia é fazer o cérebro acreditar que a comida light tem o mesmo gosto da original. Para isso, eles criaram uma máquina chamada Gas Chromatograph-Olfactometry Associated Taste (GC-OAT), capaz de inserir um cheiro específico em praticamente qualquer comida. O resultado é que isso faz o cérebro gostar de alimentos que considera “sem gosto”. A máquina separa as moléculas de cada cheiro e adiciona à comida. Mesmo que seja um prato de brócolis, ele terá cheirinho de bacon se você quiser!

Logo nos primeiros testes, os resultados foram malucos: eles conseguiram fazer batatinhas sem sal parecerem 40% mais salgadas só adicionando moléculas de cheiro de presunto. Também foram capazes de melhorar um queijo light com moléculas do aroma de manteiga misturadas com as de sardinhas.

salada-shitake-emagrecer

Na verdade, isso acontece porque o que define o gosto, é o cheiro. É por isso que quando estamos com o nariz entupido por causa de um resfriado, não sentimos o gosto da comida. Esse efeito é conhecido como “congruência”: quando você experimenta alguma comida, o cheiro dela fica ligado ao gosto na sua memória. Pensando nisso, a ideia da máquina (GC-OAT) é acrescentar o aroma do que a sua memória lembra como “coisas gostosas” em comidas saudáveis que seu cérebro reconhecia como “sem gosto” ou com gosto ruim.

O chato é que apesar da máquina ser bem interessante, os cientistas ainda não conseguem transformar o cheiro de qualquer comida. Por exemplo, se uma coisa já é salgada, adicionar mais “cheiro mais salgado” não vai fazer nenhuma diferença. No entanto, as comidas com pouco sal podem, com a ajuda da GC-OAT, enganar o cérebro e fazê-lo entender que está comendo mais sal e, portanto, a comida está muito mais gostosa.

Fonte: bustle / super.abril
Imagens: Reprodução/ bustle / draritz