A verdadeira razão pelo qual você vomita quando anda de carro: seu cérebro acha que você está sendo envenenado!

Não tem coisa pior do que enjoar no carro durante viagens mais longas. Conhecida em inglês como “car sickness”, esse mal estar é uma das sensações mais desagradáveis do corpo e a culpa é única e exclusivamente de um cérebro confuso.

Uma PESQUISA recente, revelou que a car sickness é a resposta de seu cérebro que pensa estar sofrendo um súbito ataque de envenenamento. O estudo sugere que quando estamos no carro em movimento o cérebro passa a receber mensagens conflitantes semelhantes às mensagens enviadas quando o corpo passa por um repentino envenenamento. E, como sabemos, vomitar é a maneira mais fácil para lavar quaisquer neurotoxinas ou venenos fora do nosso organismo.

Os especialistas dizem que esse fenômeno acontece porque, na timeline evolutiva, os seres humanos começaram a viajar de carro, barco, ônibus e avião há muito pouco tempo, e muitas pessoas ainda não tem o cérebro totalmente adaptado para tal.  Apesar de estarmos dentro de um veículo em movimento, nosso corpo está tecnicamente parado. Ao mesmo tempo, por causa dos nossos sensores de equilíbrio, o cérebro sabe que estamos em momento. E então, há uma confusão cerebral: o corpo está ou não em movimento? As mensagens recebidas são altamente conflitantes.

Essa confusão precisa ser resolvida pelo o hipotálamo (estrutura do cérebro que cuida do nosso estado fisiológico) que acaba reconhecendo este conflito como um envenenamento. Ele mesmo envia mensagens químicas para uma região do bulbo cerebral que provoca contrações musculares abdominais e do diafragma. Isso tudo resulta na ejeção do conteúdo do estomago, ou seja… O vômito!

 

Mas por que o motorista nunca enjoa?

A resposta é simples: quando se está dirigindo, há provas visuais de que o corpo está em movimento e o motorista ainda é quem está no controle deste deslocamento. Isso tranquiliza o cérebro e ele não irá decidir que o corpo está sendo envenenado.

Assim, as pessoas que enjoam facilmente no carro, ou qualquer ou meio de transporte, pode olhar pela janela. Isso também tranquilizará o cérebro. Ao mesmo tempo, ler ou mexer no celular irá piorar muito a situação, já que isso é um indicativo de que o corpo está parado.

Os especialistas ainda não estão certos da razão pela qual algumas pessoas não se sentem enjoadas quando estão no carro em movimento, mas alguns arriscam em dizer que é uma sorte evolutiva!

Site: sciencealert Artigo: Getting Your Sea Legs Imagens: Reprodução/upcoming