Anomalias e doenças

Vírus transmitido pelo beijo pode causar infertilidade na mulher





Pesquisadores italianos revelaram em um estudo científico publicado no periódico Plos One, que o vírus conhecido como HHV-6A (um de vários vírus do herpes humano) transmitido pela saliva pode estar intimamente ligado a infertilidade não explicada de mulheres.

Para realizar o estudo, a equipe – liderada pela Dra. Roberta Rizzo da Univeristy of Ferrara, na Itália – testou 30 mulheres com problemas de fertilidade na qual a medicina não conseguia explicar e descobriram que 13 delas (43%) tinham infecção por HHV-6A. Contudo, o vírus do herpes humano não foi detectado em outras 36 mulheres saudáveis testadas como grupo de controle. As infecções pelo vírus HHV-6A, assim como a do HHV-6B são silenciosas, ou seja, normalmente não expressam quaisquer sintomas perceptíveis.


Além disso, todas as mulheres portadoras do vírus do herpes que participaram do estudo, também apresentavam níveis anormalmente elevados de citocinas, importantes proteínas que ajudam na sinalização da interação entre as células, e desempenham um papel no desenvolvimento do ovo fertilizado e do feto. Ao mesmo tempo, altos níveis do hormônio estradiol também foram encontrados, e os pesquisadores acreditam que o hormônio possa estar provocando a infecção HHV-6A de alguma forma.

A boa notícia é que essas mulheres, de acordo com os médicos, poderão passar a conceber seus filhos de forma natural sem necessidade de recorrer a uma fertilização in vitro, contando que façam o tratamento para se livrarem do vírus. Contudo, ainda não existem tratamento aprovados para este vírus em questão.

beijo_2

Dr. Anthony Komaroff da Harvard Medical School, que não esteve envolvido no estudo, disse que esta é uma descoberta impressionante. “Se confirmado, esta pesquisa tem o potencial de melhorar o resultado para um grande subconjunto de mulheres com dificuldade de engravidar”, disse o professor.

Apesar de estudos anteriores afirmarem que este vírus pode ser transmitido pela saliva através do beijo, os pesquisadores ainda estão com o “pé atrás” para afirmar com todas as letras a associação da infecção pelo vírus HHV-6A  como um gatilho para infertilidade feminina inexplicável. Até porque, sua infecção pode se dar através do beijo, mas também pode acontecer por outros meios e ainda é necessário investigar um pouco mais para descobrir exatamente o que está acontecendo. Mesmo assim, os resultados expressos nesse estudo já são um largo e consistente passo.

Site: sciencealert
Artigo: Presence of HHV-6A in ... & The molecular biology herpesvirus...
Imagens: Reprodução/  aprimeiralingua/
Comentários

Novidades

Topo