Curiosidades

Evolução e genética: Por que os índios brasileiros não têm barba e peito cabeludo?

Evolução e genética: Por que os índios brasileiros não têm barba e peito cabeludo?
Esse texto foi útil para você?

“Uma pergunta que sempre me intrigou: por que não existe índio barbudo?” Angélica Morello




Angélica, na verdade há uma série de razões para isso. A primeira é que os índios fazem parte da etnia dos mongóis, na qual uma das principais características do grupo é a ausência de pelos no corpo, inclusive no rosto. Assim, os índios brasileiros somente herdaram de seus ascendentes, os grupos asiáticos, que também têm poucos pelos. Segundo especialistas, a ação dos hormônios que definem a pelagem nessas pessoas é diferente da nossa. Nos índios a taxa hormonal que induz a produção de pelos é menor no corpo e maior no couro cabeludo. O resultado é corpo com menos pelo e menor tendência à calvície.

A etnia mongol, que inclui índios, japoneses e chineses, possui características bem definidas e por isso são povos muito parecidos fisicamente. No caso dos índios, acredita-se que o fato deles viverem em grupos fechados, se relacionando e reproduzindo entre si, acaba fortalecendo sua linhagem, perpetuando as características genéticas de geração em geração.

Mas acima de tudo, há uma condição evolutiva que fez com que esses povos não exibissem barbas e nem peito cabeludo como podemos ver em muitos homens. Se formos pensar bem, a barba nunca foi um “acessório” essencial para os índios que se estabeleceram em regiões tropicais, como é o caso do Brasil.



indigenas-750x400

Assim, os índios brasileiros viviam – e ainda vivem – em regiões muito quentes, com florestas densas e úmidas. A seleção natural agiu fortemente nesses povos e quem tinha mais pelos acumulava mais umidade e, consequentemente, ficava suscetível a ser acometido por doenças. Além disso, os índios que não tinham pelos pelo corpo nadavam e corriam melhor, se dando bem na caça. Com o tempo aqueles indivíduos que tinham a pele livre dos pelos se tornavam os mais fortes, mais saudáveis, tinham uma vida mais longa. Como em todo grupo zoológico, o mais forte atrai mais fêmeas e  não foi diferente com eles, que perpetuaram seus genes pelados.



Contudo, a seleção natural cuidou para que os índios brasileiros desenvolvessem outros “truques” para sobreviver no clima tropical e úmido das nossas florestas. Para que eles não sofram com o clima, a pele se tornou escurecida, como uma forma natural de proteção contra o sol.

Fonte:  mundoestranho/Super Interessante
Imagens: Reprodução/fatosdesconhecidos/ obaratodefloripa

29 comentários

29 Comments

  1. lza

    em

    Eu nunca tinha reparado nisso! hahahahaha, muito legal

  2. Stephanie

    em

    Ola!
    Acho seus textos muito enriquecedores e seu site realmente uma frna divertida de aprender, parabens.
    So devo alerta-la, como geneticista de que se povos se cruzarem entre si, a tendencia do povo nao eh a de se fortalecer com raca, pelo contrario, defeitos geneticos que nao causavam fenotipo/defeito, tem maior probabilidade se manifestarem (como nos casos de primos que sao heterozigotos de uma doenca autossomica recessiva). Portanto nao eh bom estimular casamentos consanguineos baseado em falsos preceitos.
    Nao sei se a intencao foi dizer outra coisa ou estou perdendo algo ai, mas acho que vale a dica!

    • Camila

      em

      “Fortalecer” foi dito no sentido figurado, com o objetivo de dizer que as características da “raça” não se perderiam ou modificariam devido a uma outra variabilidade genética. Não sou geneticista, apenas sei interpretar um texto.

      • Tahta

        em

        Ameeeiiii sua resposta Camila!
        “Não sou geneticista, apenas sei interpretar um texto.”

      • Ana

        em

        Porém, tem gente que não sabe. Ou tem gente que não entende genética e acaba interpretando errado. É sempre bom alguém fazer um comentário assim. E, definitivamente, o termo “fortalecer” foi empregado de forma errônea.

  3. zico

    em

    Porque indio não é gente..

    • bruno

      em

      quem disse que índio não é gente ? seu escroto

    • todo

      em

      são espiritos vivendo uma experiencia humana assim como vc

    • Grampola

      em

      Assim como tua mãe, na real não como tua mãe não, não sou zoófilo.

    • Eu

      em

      Quem não é gente é a besta da tua mãe por ter te posto no mundo.

    • Renato Silva

      em

      Poxa, que comentário inteligente. Parabéns, você é um grande intelectual brasileiro.

    • Gusvandick

      em

      Idiota.

    • Tays

      em

      Nossa, não é gente, é o que então animal? Aff

    • Mariana

      em

      ,,|,,

      Ridículo seu comentário.

    • BRBRBRBR

      em

      HEUHEUHEUEHUEHUAHAEUEHAUHEA BRBRBRBRBRBRBRBRBRBRBRBR
      O RETRATO INTELECTUAL DO BRASILEIRO…

    • em

      Gente, a mãe dele sofreu bullying por nada…
      todo mundo tem direito de errar, a mãe dele errou em deixá-lo ser o espermatozoide vencedor.
      Aposto q ela se culpa até hoje… não precisa de mais sofrimento!

    • Mura

      em

      Índio, como eu sou descendente, é um animal, assim como você e todos os outros que aqui comentaram, com uma diferença, os que aqui comentaram são racionais e você é o tipo de pessoa que nós aqui do Amazonas teríamos o prazer te extinguir.

  4. Ale

    em

    Não é por nada não, mas tem muito oriental com barba. Só lembrar daqueles anciões. Lembrar do senhor Miyagui. Tá certo que não é um osama bin laden, mas não é do jeito que fala no texto tbm.

  5. Sincero

    em

    E depois dizem que não existem raças na espécie humana, hipócritas.

  6. Misagi

    em

    Olá, eu havia lido em uma outra matéria que, além do que já foi dito no texto, o fato de os índios não terem pelos, em comparação aos asiáticos, é devido a seleção natural (Darwin explica melhor) onde, devido ao clima nesta região ser mais quente e úmido, era mais vantajoso não possuir pelos pelo corpo, pois quanto mais pelos maiores são as chances de se adquirir doenças, assim, essas que possuíam mais pelos acabavam ficando doentes e morriam, resultando no desaparecimento dos pelos com o passar dos séculos, pois essas pessoas com pelos acabavam morrendo antes mesmo de produzir descendentes.

    • Graziela

      em

      Nesse caso acho que isso não se aplica… Os africanos moram em regiões mais quentes que o Brasil e tem barba.

  7. duh

    em

    tambem nunca tinha reparado..
    mas esse negocio de mongoloide, seria legal fazer um artigo explicando porque essa palavra é um sinonimo de idiota.

    • eloisa

      em

      duh, esse mongolóide dos índios e asiáticos vem dos mongóis (povo das estepes russas), “óide” significa “parecido com” (os mongóis). os mongolóides que eram sinônimo de retardados mentais (e não de idiotas) eram os que tinham síndrome de down, e receberam esse apelido por que tinham características parecidas com os povos mongóis, como os olhos puxados. o médico que descreveu essa síndrome (Down) acreditava que as crianças européias que nasciam assim eram uma degeneração, e por isso se pareciam com os mongóis, considerados inferiores aos europeus. hoje vemos que isso era puro preconceito racial.

  8. william haddad

    em

    índios uma raça bonita.

  9. Minoro Otak Jr

    em

    Japoneses sempre tiveram barba! Samurais tinham o costume carregar a cabeça dos guerreiros que haviam abatido em duelos como prova da vitória. Depois de um certo período de tempo o processo de deterioração da cabeça fazia com que ficasse difícil distinguir se a cabeça era de um homem ou uma mulher, por isso as cabeças sem barba eram jogadas fora. Para que sua cabeça não fosse descartada após a morte, os samurais faziam questão de ter a barba comprida.

  10. Premiere

    em

    Acho que o blogueiro quis dizer com “relacionar entre si” ao qual fortaleceria as características de sua linhagem, Foi que por viverem em grupos fechados, eles relacionavam com e apenas pessoas deste mesmo grupo, mas não necessariamente com consanguíneos, no caso primos e/ou irmãos…
    Por isso, é coerente a observação dele, não cabendo ressalva ou correção em sua observação, ainda que com as melhores das intenções.

    • Gilmar

      em

      O mesmo ocorre (ou ocorreria) com índios norte-americanos? Não tenho certeza se estão extintos…

  11. pretslow

    em

    Sorte a deles! Ter barba é muito chato, sem contar nos pelos que aumentam em outras partes.

  12. Vejam só… Como disse Misagi, a explicação fundamental estaria mesmo na questão da seleção natural. O fato dessas linhagens compartilharem caraterísticas não é suficiente.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo