Curiosidades

Evolução e genética: Por que os índios brasileiros não têm barba e peito cabeludo?

“Uma pergunta que sempre me intrigou: por que não existe índio barbudo?” Angélica Morello

Angélica, na verdade há uma série de razões para isso. A primeira é que os índios fazem parte da etnia dos mongóis, na qual uma das principais características do grupo é a ausência de pelos no corpo, inclusive no rosto. Assim, os índios brasileiros somente herdaram de seus ascendentes, os grupos asiáticos, que também têm poucos pelos. Segundo especialistas, a ação dos hormônios que definem a pelagem nessas pessoas é diferente da nossa. Nos índios a taxa hormonal que induz a produção de pelos é menor no corpo e maior no couro cabeludo. O resultado é corpo com menos pelo e menor tendência à calvície.


A etnia mongol, que inclui índios, japoneses e chineses, possui características bem definidas e por isso são povos muito parecidos fisicamente. No caso dos índios, acredita-se que o fato deles viverem em grupos fechados, se relacionando e reproduzindo entre si, acaba fortalecendo sua linhagem, perpetuando as características genéticas de geração em geração.

Mas acima de tudo, há uma condição evolutiva que fez com que esses povos não exibissem barbas e nem peito cabeludo como podemos ver em muitos homens. Se formos pensar bem, a barba nunca foi um “acessório” essencial para os índios que se estabeleceram em regiões tropicais, como é o caso do Brasil.

indigenas-750x400

Assim, os índios brasileiros viviam – e ainda vivem – em regiões muito quentes, com florestas densas e úmidas. A seleção natural agiu fortemente nesses povos e quem tinha mais pelos acumulava mais umidade e, consequentemente, ficava suscetível a ser acometido por doenças. Além disso, os índios que não tinham pelos pelo corpo nadavam e corriam melhor, se dando bem na caça. Com o tempo aqueles indivíduos que tinham a pele livre dos pelos se tornavam os mais fortes, mais saudáveis, tinham uma vida mais longa. Como em todo grupo zoológico, o mais forte atrai mais fêmeas e  não foi diferente com eles, que perpetuaram seus genes pelados.

Contudo, a seleção natural cuidou para que os índios brasileiros desenvolvessem outros “truques” para sobreviver no clima tropical e úmido das nossas florestas. Para que eles não sofram com o clima, a pele se tornou escurecida, como uma forma natural de proteção contra o sol.

Fonte:  mundoestranho/Super Interessante
Imagens: Reprodução/fatosdesconhecidos/ obaratodefloripa

Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Comentários

Novidades

Topo