Eureka! Vacina contra o Zika é testada e obtém sucesso em camundongos

1284

Uma vacina experimental contra o temido Zika vírus foi elaborada por pesquisadores brasileiros e norte-americanos e obteve resultados positivos em testes com camundongos. Os resultados obtidos no experimento foram publicados  na revista Nature e podem significar, segundo os autores do estudo, que uma vacina para humanos é plenamente possível.

A vacina protegeu 100%, ou seja, depois que receberam a vacina, os camundongos testados foram então infectados e não apresentaram carga viral, o que quer dizer que a infecção não progrediu. Os animais vacinados foram testados com o vírus originário de Porto Rico e também com uma linhagem brasileira (isolada de um bebê da Paraíba).

A vacina foi protetora nas duas linhagens de vírus, e aqueles roedores que receberam placebo no lugar da vacina apresentaram carga viral por pelo menos 5 dias após a infecção.

160203175801_sp_zika_virus_640x360_reuters_nocredit

Algumas combinações de proteínas do vírus foram testadas para ver se induziam uma resposta imunológica, mas a que mostrou melhor desempenho foi a combinação de uma proteína pré-membrana (prM) com a Env, uma proteína encontrada no envelope externo do vírus.

Depois desses experimentos, ainda resta a etapa de testes em macacos, para aí sim, se os resultados se mostrarem promissores, os testes começarem em humanos (ensaios clínicos de fase 1).

Site: fapesp
Artigo: Vaccine protection against Zika…
Imagens: Reprodução/ bbc/ maisfm