Animais

Entenda porque  não existem mamíferos verdes





Existem mamíferos terrestres e aquáticos, estes últimos são chamados de cetáceos. Poderíamos falar de inúmeras características que os mamíferos compartilham entre si. Porém uma chama muito a atenção. Não existe mamífero verde! E neste momento você está buscando na sua mente, se não existe realmente. E agora percebe que não existe!

O grande segredo da camuflagem é se parecer com o que está em volta para ficar “invisível” aos olhos dos predadores, caso o contrário, não serve para nada. Então seria uma maravilha a cor verde fazer parte da pelagem dos mamíferos pequenos, como coelhos e camundongos, correto? Hmmm… Não muito!


Existe mais de um motivo do porquê de não encontrarmos mamíferos verdes na natureza. E um deles é que a visão humana difere melhor as cores do que a maioria dos outros mamíferos. Elefantes, tigres e cachorros diferem o amarelo e o azul, porém não o roxo e o verde. Por este motivo não há necessidade de usar o verde para a camuflagem, já que para a raposa, o marrom de um coelho é parecido com o verdinho da relva.

As plantas que são verdes tem essa cor devido à clorofila. O problema é que não há outro pigmento verde disponível na natureza. Então complica para os mamíferos possuir a cor verde.

Aí você deve está se perguntando como então existem aves e rãs verdes. Elas driblam a falta de pigmento verde fazendo uma mistura de 2 cores, o azul e o amarelo. Funciona da seguinte maneira: eles possuem uma cor estrutural, fazendo com que a superfície de sua pele ou pluma reflita a cor azul e por cima existe um pigmento amarelo gerando desta combinação, o verde. Isto é interessante para as rãs, porém para os mamíferos, a natureza não viu tanta necessidade.

Gato-Verde-da-Bulgária-1

Outro motivo entra na parte da evolução. Os primeiros mamíferos que surgiram (lembrando que eles eram bem pequenos), evoluíram para se parecer com o ambiente em que viviam, ou seja, folhas mortas, sendo assim assumiram um tom amarronzado e não precisaram do verde para sobreviver.

Existe uma exceção que é o caso das preguiças, elas acabam ficando verde com o tempo, mas não é por causa de pigmento verde e nem por mistura de cores, já que os pelos de mamíferos só têm dois tipos de pigmentos: um que produz as cores preta ou marrom e outro que produz as cores amarela ou vermelha alaranjada. E essa mistura não iria resultar na cor verde. Acontece que com o passar do tempo, as preguiças começam a ter um tom esverdeado porque a textura larga e grossa dos pelos facilita a fixação de algas, fazendo com que as preguiças consigam se camuflar, além de absorver nutrientes das algas.

ATENÇÃO: O gato que aparece nas imagens, tem uma história bem legal, que você pode ler clicando aqui –>  Gatinho verde? O que aconteceu com este animal? [vídeo]

Fonte:  bbc
Imagens: Reprodução/ euteamohoje/somentecoisaslegais
Comentários

Novidades

Topo