Dor de garganta pode ser causada por problemas estomacais e antibióticos são proibidos neste caso

A maioria das pessoas pensam em antibióticos quando sentem a garganta doer/arranhar. No entanto, além da infecção por bactérias, as dores de garganta podem ter outros três motivos que não sugerem o uso de antibióticos. Uma delas requer diagnóstico preciso e tratamento médico diferenciado.

De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam  a dor de garganta mais comum é sem dúvida a causada por bactérias, na qual o tratamento é feito com o uso de antibióticos. Outro motivo comum nos consultórios do otorrinolaringologista é o grande esforço das cordas vocais, tempo seco e ar poluído. E por fim, a famosa virose, que não são tratadas com antibióticos. Mas existe uma terceira causa pouco conhecida: A dor de garganta causada por problemas no estômago.

refluxo laringofaríngeo é um problema no estômago que pode ter como sintoma a dor de garganta e incomoda muito por sinal. Segundo um estudo publicado no periódico médico The Laryngoscope, os fatores que predispõe este tipo de refluxo são bastante variados e incluem anormalidades anatômicas do esôfago e da faringe, doença neurogênica e induzida e por diminuição da pressão do esfíncter esofágico.  Os especialistas dizem que na dor de garganta causada por refluxo, o paciente tem uma leve sensação de que tem algo parado na garganta, sente muita vontade de tossir e, às vezes, fica rouco. É por isso que, antes de começar um tratamento específico, é essencial procurar ajuda médica para uma investigação e diagnóstico precisos.

Somente o médico pode atribuir a causa da sua dor de garganta corretamente!
Somente o médico pode atribuir a causa da sua dor de garganta corretamente!

O uso de antibióticos neste caso não ataca a origem do problema, pode ainda levar a outras complicações e até agravar alguns sintomas. Um dos efeitos colaterais do uso de antibióticos de forma indiscriminada é a desregulação intestinal – o medicamento afeta a população de bactérias benéficas ao corpo fazendo com que a pessoa precise usar um medicamento diferente a cada infecção ou aumentar consideravelmente as doses.

Site: Bolsa de mulher
Artigo: Head and neck manifestations of gastroesophageal reflux
 Imagens: Reprodução/mdsaude/ olhaqueinteressante