Alimentação

Cuidado, gente: IMC dentro da normalidade não indica que você está em forma e saudável

Cuidado, gente: IMC dentro da normalidade não indica que você está em forma e saudável
Esse texto foi informativo para você?

O IMC (índice de massa corporal) é um dos marcadores mais comuns utilizados para avaliar se uma pessoa tem ou não um peso saudável. Esse índice se baseia no peso da pessoa dividido pelo quadrado de sua altura.

Quando esse índice está entre 18,5 e 24,9 as pessoas são consideradas em um peso normal. Uma pessoa é considerada acima do peso quando seu IMC atinge 25,0. Já indivíduos com IMC a partir de 30,0 são classificados como obesos.


Logo se associa a o índice de massa corporal com a saúde. Entretanto, a ideia de que ser gordo é prejudicial à saúde pode ser equivocada. Alguns indivíduos com IMC alto poder ter riscos mais baixos de desenvolver doenças como diabetes e doenças cardíacas. Por outro lado, pessoas com baixo IMC podem correr altos riscos de desenvolver problemas de saúde.

Para entender esse equívoco, precisamos entender que o IMC não distingue gordura, músculo e osso. Assim, pessoas musculosas podem ter um IMC alto, mesmo não apresentando altas taxas de gordura corporal. Outro problema em relação a esse índice é que ele não leva em consideração a localização da gordura no corpo. Muitas pesquisas já foram feitas e indicam que a gordura na região da cintura está mais relacionada com o risco de desenvolver doenças do que a gordura das coxas e da região glútea.

magro-de-ruim-engordar-ectomorfo

Acredita-se que o tamanho da cintura pode ser uma melhor forma de monitorar sua saúde do que o IMC, mas como qualquer monitoramento, tem suas limitações. O importante é que além do seu IMC ou o tamanho da sua cintura, exercícios regulares sempre serão uma boa opção para ficar em forma. Qualquer atividade que nos deixe ofegante já ajuda a melhorar a saúde.

Site: bbc
Imagens: Reprodução/ hipertrofiamuscular/ dietadosucoverde

Comentários

Novidades

Topo