Alimentação

Cientistas explicam porque devemos almoçar antes de sentir fome

Cientistas explicam porque devemos almoçar antes de sentir fome
Esse texto foi útil para você?

Todo mundo já sabe que não é recomendado fazer compras, enquanto estamos com fome, pois acabamos levando para casa coisas desnecessárias como petiscos e outras “gordices”. Tudo por causa da fome que nos induz a isso.  Exatamente seguindo a mesma lógica, os especialistas dizem que devemos almoçar pelo menos uma hora antes do horário habitual. Através de dois experimentos, relatados em um artigo pulicado no Journal of Marketing Research, eles descobriram que quando almoçamos antes da fome bater, a tendência é escolher opções de alimentos mais saudáveis e com menos calorias.

Erich Van Epps e sua equipe da Universidade da Pensilvânia estudaram o comportamento de 700 funcionários de uma empresa durante seu almoço no refeitório corporativo, e outro teste analisou 195 estudantes universitários. No primeiro experimento, os funcionários poderiam fazer o pedido a qualquer momento após 07:00 da manhã e poderiam almoçar entre 11:00 e 14:00 horas. O resultado foi uma surpresa: Quanto mais cedo as pessoas escolhiam o cardápio, menos calorias eram computadas nos pratos. Quem deixou para escolher o prato na hora do almoço quando a fome estava no auge, acabou pedindo alimentos muito mais calóricos.


No segundo experimento com alunos universitários, as pessoas podiam almoçar antes das 10:00 horas e depois das 11: 00 horas. Da mesma forma, quem pediu a comida mais cedo economizou nas calorias e fez um prato mais saudável com variedades de vegetais e fibras. E mais uma vez aqueles que almoçaram quando já estavam famintos fizeram pratos calóricos, ricos em carboidratos, gorduras e carnes.

almocofora030420130833_610

Embora os pesquisadores só tenham examinado dados em circunstâncias controladas, eles dizem que a mesma estratégia pode ser aplicada em casa. Assim, o ideal é decidir as opções de almoço bem mais cedo do que o habitual e que seria interessante manter um horário para almoçar pelo menos uma hora mais cedo. Antecipar o horário das refeições fará com que optemos por alimentos mais saudáveis e menos calóricos.

Além de opções mais saudáveis de comida, os cientistas disseram que os participantes que fizeram os pedidos mais saudáveis se sentiram psicologicamente melhor do que as pessoas que comeram mais tarde e com pior qualidade. Foram relatadas melhora do humor, tensão reduzida, melhor saúde de maneira geral.

Site: sciencealert/ cmu
Artigo: Advance Ordering for Healthier ...
Imagens: Reprodução/ diversalia/

Comentários

Novidades

Topo