Curiosidades

Alergia a absorvente: muitas mulheres têm há anos e ainda não perceberam



Vermelhidão na virilha, coceira, ardência e até lesões úmidas em diferentes graus de gravidade. Pode ser que você já tenha notado que ao usar o absorvente comum, tem algumas ou todas dessas reações, mas na verdade você nunca ligou o problema ao absorvente. O problema geralmente é tratado como uma assadura durante a menstruação, mas não é bem isso.

Sim, é isso que acontece com uma boa porcentagem de mulheres que buscam ajuda de um ginecologista acreditando estar passando por um problema genital mais grave, como uma doença sexualmente transmissível. No final das investigações o diagnóstico pode ser apenas reação do organismo aos componentes do absorvente que você está usando.


A alergia ao absorvente, chamada de dermatite de contato, aparece no uso do primeiro absorvente e pode persistir por alguns dias, após o final do fluxo, quando cessa a reação do corpo ao contato do produto. Potencialmente, qualquer componente do produto pode produzir reações alérgicas ao absorvente: fragrâncias, películas plásticas, algodões e outras fibras de absorção. Em apenas 20% das vezes a reação tem, de fato, uma origem alérgica. As mulheres mais afetadas são as que já têm hipersensibilidade, dermatite atópica (doença crônica da pele) e doenças como a asma.

alergia-absorventes

O que fazer se achar que tenho alergia ao absorvente?

A primeira dica é que troque imediatamente a marca do absorvente. Os médicos alertam que as versões perfumadas e coloridas são fortes motivos para seu corpo reagir com esses sintomas. Mas atualmente, o que temais causado o problema, são as versões com cobertura “super-secas” que têm a superfície plastificada e são os mais propensos a causar esse tipo de problema. Uma pessoa com tendência alérgica deve preferir os absorventes com cobertura suave.

Outra dica legal é evitar usar roupas muito apertadas durante a menstruação. Isso porque, haverá um contato intenso e fricção do absorvente contra a pele causando a chamada “assadura menstrual”.  Além disso, quando for fazer xixi, é preferível fazer a higiene íntima com água fria ao invés de papel higiênico.

Caso a alergia persistir procure um médico  o quanto antes, pois as lesões podem infeccionar e o problema se tornar muito mais grave do que realmente é.

Fonte: bolsademulher_1/ bolsademulher_2
Imagens: Reprodução/ dicasfree/ premioscomadacasa
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.