Tomar café de estômago vazio pode estar acabando com sua saúde

tomar café de estomago vazio

Tomar café de estômago vazio pode ser um erro grave. No entanto, nos sabemos que os benefícios do café já são conhecidos pela maioria das pessoas. Aqui mesmo, já mostramos que beber café pode proteger nosso DNA, esclarecemos se o café realmente nos mantém acordados. Resumidamente, podemos dizer que o café é uma importante fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir problemas de saúde. Os antioxidantes do café provêm do ácido clorogênico que também se encontra presente em diversas frutas.

Muita gente não sai de casa sem tomar um cafezinho e muitas pessoas fazem isso de estômago vazio. Um grande erro! Por causa da cafeína, beber café puro com o estômago vazio é uma maneira rápida de estimular a liberação dos ácidos estomacais. A longo prazo a pessoa pode até desenvolver uma gastrite crônica ou piorar uma gastrite pré-existente. O suco gástrico – composto principalmente de ácido clorídrico e enzimas – é o responsável por fazer a “quebra” do alimento ingerido, tornando o meio ácido ideal para a atuação das enzimas do suco por causa de seu pH que não passa de 2.




Tomar café de estômago vazio irá estimular todo o processo de digestão e irá causar dificuldades na digestão de proteínas. Se as proteínas não forem processadas completamente, podem criar problemas do sistema digestivo como a irritação, a inflamação intestinal e o inchaço. A a pessoa pode apresentar  perda da massa muscular, pele descamativa, perda da qualidade dos cabelos e inchaço em pernas.

A imunidade fica comprometida e infecções persistentes podem aparecer. Na verdade, isto pode ser tão grave que pode também desenvolver Acrodermatite Enteropática, Doença de Chron, Retocolite Ulcerativa. Um ESTUDO publicado no periódico “New England Journal of medicine” concluiu que além de estimular a produção do suco gástrico, é possível que a cafeína prejudique o funcionamento esfíncter esofágico inferior e pessoas com úlcera e refluxo jamais deve consumir a bebida.

O café, quando entra no nosso corpo, aumenta os níveis de cortisol – hormônio do estresse – na corrente sanguínea. O cortisol é um hormônio responsável por regular o relógio biológico. Seu excesso pode aumentar a ânsia por açúcar e perturbação dos ciclos do sono.

Assim, se você quer desfrutar dos antioxidantes do “ouro negro” sem o dano na absorção de proteínas e liberação em excesso de cortisol, simplesmente certifique-se de comer alguma coisa antes de tomar café. Beber café de estômago vazio, não!

Site: naturalsociety/ positivemed/ sobiologia/ minhavida Artigo: Gastric Acid Secretion and Lower …