Curiosidades

Telescópio da NASA descobre 100 novos planetas alienígenas que podem existir vida extraterrestre

Astrônomos da NASA, utilizando o telescópio espacial Kepler, descobriram que existem mais de cem planetas do tamanho da Terra que orbitam outras estrelas no Universo.

O surpreendente é que também foram identificados nove planetas menores, localizados dentro das denominadas zonas habitáveis, onde existem condições propícias para encontrar água em estado líquido e consequentemente, algum tipo de vida. A NASA afirmou que esse foi o maior anúncio de novos exoplanetas (aqueles que orbitam estrelas fora do sistema solar).


As análises estatísticas oriundas das descobertas vindas do telescópio Kepler ajudam os astrônomos a compreender melhor as características desses planetas. Os astrônomos calculam que podem existir mais de 10 bilhões de planetas possivelmente habitáveis na Via Láctea.

Por volta de 24% das estrelas abrigam planetas que podem ser habitáveis e que são menores do que aproximadamente 1,6 vez o tamanho da Terra. É abaixo deste tamanho que os planetas têm a chance de serem rochosos. O planeta potencialmente habitável mais próximo da Terra está a cerca de 11 anos-luz de nós, o que é muito próximo.

Ilustração divulgada pela Nasa mostra comparação entre órbitas do Sistema Solar, do Kepler-186 (um minissistema Solar) e do sistema da Kepler-452, com o planeta Kepler 452b

Ilustração divulgada pela Nasa mostra comparação entre órbitas do Sistema Solar, do Kepler-186 (um minissistema Solar) e do sistema da Kepler-452, com o planeta Kepler 452b

O objetivo final da observação é detectar a luz de um potencial exoplaneta habitável e detectar gases como vapor de água, oxigênio, metano e dióxido de carbono, gases que podem apresentar um ambiente potencialmente biológico.

Utilizando o telescópio Kepler, foram encontrados os planetas Kepler-186f e Kepler-452b, provavelmente os mais parecidos com a Terra em termos tamanho, temperatura e energia recebida desta estrela. Os astrônomos afirmam que a missão Kepler é parte de um objetivo maior, que seria e encontrar vida além da Terra: saber se estamos sozinhos ou não, saber como a vida se manifesta na galáxia e qual é a sua diversidade.

Fonte: bbc  
  
Imagens: Reprodução/espacoafronteirafinal/ horabrasil

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo