Se liga! Peito de peru não ajuda em nada na dieta e ainda é carregado de sódio e gordura

Se você vai começar uma dieta, já sei que vai ao supermercado e compra um monte de coisas para comer nos dias de restrição. O peito de peru está sempre na lista de compras e todo mundo espera que sirva como a ideal substituição ao presunto. Na verdade, ao contrário do que a maioria pensa, esse embutido pode ser um grande vilão, fazendo mal à saúde, atrapalhando o processo de emagrecimento e ainda trazendo tanto sódio e gordura para o seu corpo quanto uma fatia de presunto.

Os erros mais comuns cometidos por pessoas que fazem dieta é buscar alimentos é olhar a tabela nutricional dos alimentos e se preocupar apenas com a quantidade de calorias e totais de gorduras. Atualmente a nutrição visa focar na qualidade dos nutrientes presentes no alimento e não na quantidade de calorias.

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que o consumo de sal seja de 5g por dia. Algumas marcas de peito de peru podem superar 1.000mg a cada quatro fatias, ou seja, mais de 1g de sal. Fica fácil imaginar o “estrago” se você pensar que o sal é composto de sódio (40%) e Cloro (60%), resultando no Cloreto de sódio. Portanto, 5 gramas de sal equivalem a 2 gramas de sódio.

O peito de peru, assim como todo embutido, não é feito apenas de carne do animal, mas também de aditivos químicos, amido, leite e da pele do peru. E, por isso, possui a mesma quantidade de sódio e gordura do presunto. “O peito de peru não tem nutrientes bons, que o corpo consiga aproveitar. Nele existem substâncias que não conseguimos metabolizar”, garante a nutricionista Carol Morais em entrevista ao site Mulher.

peito-de-peru

O peito de peru e outros embutidos levam em sua composição um aditivo chamado nitrato, que no estômago pode se converter em nitritos. Esses por sua vez se transformam em nitrosaminas, que são os são agentes causadores do câncer. Além disso, o consumo elevado de sódio pode resultar em hipertensão arterial, favorecendo o risco de AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, em dietas de perda de peso, o excesso de sal promove retenção hídrica, inchaço e perda da definição muscular.

Peito de peru NÃO deve estar nas suas comprinhas da dieta, nem de vez enquanto.

Fonte: webrun/mulher/ menshealth
Imagens: Reprodução/eagorainstativo