Sapo com órgão genital gigante foi encontrado na Austrália! Será verdade?

6357

Recentemente fotografias e imagens de um sapo com um genital masculino gigante se tornaram um viral nas mídias e redes sociais. Nas imagens é possível observar uma espécie de genital masculino enorme muito parecido com um genital humano e isso provocou milhares de acessos e comentários pelo mundo. Esse sapo que na verdade era uma rã foi encontrada na cidade Victoria, Austrália, por um homem que estava andando pelo seu jardim e ficou impressionado com essa protuberância no animal e resolveu compartilhar a foto nas redes sociais, claro que não deu outra: a imagem do sapo se tornou viral.

Entretanto, vamos esclarecer que essa imagem é verdadeira, porém isso não se trata de um órgão genital, sabe por quê? Simples, porque sapos não possuem pênis. Como assim? A reprodução sexuada dos sapos é bastante diferenciada dos demais animais. O sapo macho inicia o seu processo de procura por uma fêmea emitindo um som, “cantando” na verdade, que faz as fêmeas enlouquecerem, esse é o chamado e um aviso informando que estão querendo “namorar”. Os machos geralmente ficam próximos aos corpos d’água, já que seus filhotes dependem dela para desenvolverem.

Cada canto do sapo determina uma espécie diferente, justamente para que nenhuma fêmea cometa a “garfe” de errar o parceiro da mesma espécie. Quando a fêmea chega ao macho, ele rapidamente pula sobre a fêmea e dar um grande abraço apertado e tão apertado que os dois desovam juntos, ou seja, a fêmea deposita seus óvulos e o macho seus espermatozoides, esse encontro estranho dos sapos para acasalar se chama amplexo nupcial.

frogJOIN-(1)
Entretanto, vamos esclarecer que essa imagem é verdadeira, porém isso não se trata de um órgão genital, sabe por quê? Simples, porque sapos não possuem pênis.

Esse processo de reprodução dos sapos é chamado de fecundação externa, pois a fecundação se dá fora do corpo da fêmea. Assim, a fecundação ocorre e forma o embrião que dão origem aos girinos, por isso a importância da água neste desenvolvimento. Mas voltando a imagem do sapo com o genital, na verdade essa peça impressionante seja apenas uma perna extra que não se desenvolveu e ficou assim com essa aparência. Talvez no seu desenvolvimento embrionário ocorreu uma má formação e suas pernas tiveram interferência causando essa peça extra no animal formado.

Os sapos apenas possuem uma cloaca, um órgão por onde os gametas são despejados para que sejam fecundados. Então, não se enganem mais: os sapos não possuem genital masculino!

Fontes: iflscienceunesp/  
Imagens: Reprodução/iflscience/