“Sangramento de escape”: menstruar mesmo tomando pílula. Devo me preocupar?

22485
Escape menstrual sangramento intermenstrual

… Bem no meio da cartela do anticoncepcional o sangue aparece do nada! Normalmente, isso é considerado um escape menstrual, também conhecido como ‘sangramento de escape’ (spotting) ou sangramento intermenstrual, que na verdade é um sangramento que acontece tipicamente quando a mulher está tomando anticoncepcional. Muitas mulheres não entendem o mecanismo e vão em busca de ajuda médica. Será que menstruar tomando anticoncepcional é normal?

A boa notícia é que, na maioria das vezes, não há com o que se preocupar.  Inclusive, está previsto por todas as bulas de anticoncepcionais. Esse problema tem se tornado recorrente desde a chegada das pílulas de baixa dosagem hormonal. Esse tipo de anticoncepcional oral combinado, que une estrogênio e progestagênio, vem sendo cada vez mais usado e qualquer erro na hora de tomar o remédio pode causar o escape.

Muitas vezes, o sangramento intermenstrual acontece também, quando o anticoncepcional está fornecendo menos hormônio do que o corpo precisa. Aliás, é por isso que o sangramento acontece. Se a quantidade hormonal da pílula for menor do que o organismo da mulher necessita, os escapes podem acontecer com frequência e nesses casos a recorrer ao médico para que ele resolva o problema. Normalmente, o médico prescreve uma pílula com dosagem hormonal mais forte.

Escape menstrual sangramento intermenstrual

Antes de confundir um sangramento no meio do ciclo e com uso de pílula, é preciso observar suas características. Afinal, o sangramento não costuma durar mais que três dias, em pouca quantidade e sua cor é um vermelho bem claro (sangue vivo). Aliás são características diferentes da menstruação que é vermelho escuro. Além disso, não é comum que sinta cólica e desconforto durante o sangramento de escape. No entanto,  um sangramento amarronzado (borra de café) pode acontecer devido aos hormônios da pílula. Algumas pílulas de baixa dosagem hormonal são campeões de escape, portanto ficar alerta é muito importante.

Quando devo me preocupar?

Se você se sente assustada com o acontecido, o ideal é ir ao seu ginecologista e contar o ocorrido. Não fique sofrendo à toa!

O importante é investigar o escape menstrual persistente, o que pode se tornar dor de cabeça e muito inconvenientes somente um médico poderá identificar através de exames o que está acontecendo. Além disso, é preciso descartar o mais rápido possível a hipótese de o sangramento ser da uretra ou ânus também é muito importante.

trocandofraldas/ anticoncepcionais/ bolsadmulher