Anomalias e doenças

Para os homens: Sua circunferência abdominal pode revelar as chances de desenvolver câncer de próstata, diz estudo

Uma pesquisa realizada na Europa reuniu 140 mil homens de oito países para um levantamento que mostrou que a circunferência abdominal pode ter papel decisivo para o desenvolvimento de câncer de próstata. O estudo concluiu que 10 cm a mais aumentariam as chances de desenvolver o câncer em até 13%. O maior grupo de risco eram os homens com cintura medindo mais do que 94 cm.

O estudo abrangeu homens na faixa dos 50 anos que poderiam desenvolver o risco de câncer de próstata em 14 anos. Durante esse tempo, aconteceram cerca de 7 mil casos de câncer de próstata, sendo 934 fatais.


Uma aposta para a relação entre a forma do corpo e o risco de desenvolver câncer de próstata poderia ser através dos hormônios causadores de câncer nas células de gordura, porém, isso ainda é só uma especulação. A recomendação geral para os homens é sempre manter-se ativo e com um peso saudável, o que pode proteger contra várias doenças, entre elas, o câncer.

Mais estudos serão necessários para comprovar a associação entre a circunferência abdominal e o risco de desenvolver câncer de próstata. Já que ainda não está clara a relação entre o peso e o desenvolvimento de tipos mais agressivos de câncer de próstata. Acredita-se que homens com peso ideal possam ser diagnosticados mais rapidamente e começarem o tratamento antes que a doença atinja um estágio mais avançado. Além do câncer de próstata, a vida saudável pode diminuir as chances de desenvolver outros tipos de câncer, como o de intestino

perder-barriga

Fonte: bbc  
  Imagens: Reprodução/ hcgtruedietideianutri

Comentários

Novidades

Topo