Animais

Para evitar o uso de animais vivos, universidades estão adotando réplicas perfeitas para ensino veterinário



Conforme disse em entrevista ao site da USP, a professora Julia Maria Matera, pioneira  do curso de cirurgia veterinária Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, as aulas de Técnica Cirúrgica, principalmente, necessitam que  o treinamento dos estudantes seja feito com animais recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, encaminhados à faculdade. Os animais eram sedados e, em seguida, eutanasiados. Em média, cerca de 300 animais, dependendo da instituição são mortos por ano.

Essas práticas, além de provocar o sacrifício desnecessário de animais saudáveis, não tinham o efeito desejado, já que nem todos os alunos podiam treinar os procedimentos estudados. Preocupada com essa prática invasiva, a professora estudou e colocou em prática técnicas de preservação de cadáveres e com isso passou a usar um único animal e dezenas de aulas e proporcionar a chance de todos os alunos praticarem. A iniciativa lhe rendeu um prêmio proposto pela World Animal Protection.


Mas os cursos de Medicina Veterinária de diversas universidades ao redor do mundo vão muito além. Elas estão adotando réplicas anatômicas em tamanho real com órgãos de látex, que permitem a simulação das mais diversas doenças e condições clínicas possíveis nos animais. Com os simuladores, alunos de medicina veterinária não precisam mais dissecar corpos de animais para aprender sobre sua anatomia.

modelo-cão-e1465336144643

Aqui o veterinário Hassen Jerbi ensina técnicas cirúrgicas em cães!

As inovações foram divulgadas pelo veterinário Hassen Jerbi, um apaixonado pelo ensino de Medicina Veterinária. Entre as réplicas, há órgãos diversos, sistemas digestivos de cavalos, modelos de cães, vacas e até um bezerro para simular o parto.

Não há dúvida que promover o aprendizado sem a necessidade de utilizar cadáveres de animais, é um progresso expressivo no respeito aos direitos animais no ensino veterinário.

Parabéns à professora Julia Maria Matera, da USP e às universidades pelo mundo que passaram a usar os simuladores!

Nesta imagens os alunos estão simulando o parto de uma vaca.

Nesta imagens os alunos estão simulando o parto de uma vaca.

Aqui, em vídeo, mostrando como são as aulas usando os simuladores (parto de bovino)

Fonte:anda/uspworldanimalprotection  
  Imagens/Reprodução/ /Hassen Jerbi
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.