Animais

Ornitóloga americana garante: “Aves não peidam”. Descubra a razão

Observando pássaros desde 1960, a ornitóloga americana Laura Erickson, passou milhares de horas de sua vida convivendo de perto com aves, vigiando seus mínimos movimentos, prestando atenção em cada som ou cheiro. E, depois de mais de meio século dividindo sua vida com os pássaros, ela revelou em seu blog:… e nunca na vida detectei nada que lembrasse um pum“.

Na verdade, os flatos são bastante comuns nos mamíferos. Em outro texto, explicamos que temos diversas bactérias no nosso intestino que são benéficas para nossa digestão. No entanto, para se alimentarem necessitam dos carboidratos e açúcares que ingerimos. No processamento desses nutrientes elas geram gases como hidrogênio, dióxido de carbono e metano. Em condições normais, nosso organismo, juntamente com ação de nossas queridas bactérias intestinais produzimos algo em torno de 1,5 litros de gases por dia, isso geralmente resulta de 15 a 20 flatos (puns).


No caso das aves, Laura acredita que, como elas têm intestino bem mais curto, não há espaço suficiente para que ocorra tanta fermentação. De acordo com o veterinário do Monterey Bay Aquarium, Mike Murray, as aves normalmente não carregam os mesmos tipos de bactérias formadoras de gás em seu intestino para ajudar a digerir alimentos, como os mamíferos, então não há nada a se soltar. “se eu visse num raio-x um gás no trato gastrointestinal de uma ave, suspeitaria que há algo muito errado com ela“completou.

Comparado aos mamíferos, o trato intestinal das aves é muito curto!

Comparado aos mamíferos, o trato intestinal das aves é muito curto!

Segundo a ornitóloga os puns são, por definição, erupções evidentes de volume significativo de gás intestinal e como o intestino das aves é muito curto, não há tempo e espaço para formar uma bolsa de gás que resulte em um pum. “Se quaisquer gases vindos da digestão das aves vazar, isso acontecerá tão rápido quanto eles foram produzidos. Assim, não há oportunidade para lançamentos explosivos que alegremente as pessoas chamam de peidos” garantiu.

Fontes: popsci/
 lauraericksonsuper.abril   
   Imagens: Reprodução/entrenessa/ portalmelhoresamigos

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo