Óculos permitem que daltônicos possam ver todas as cores. O produto já está á venda! [vídeo]

"]

Eu não sei se você sabe, mas o CEO da rede social mais famosa do mundo é daltônico. Por isso, Mark Zuckerberg escolheu a cor azul para o Facebook, para que todas as pessoas possam ver a real cor da rede social. O daltonismo é muito mais comum do que você pensa. A perturbação da percepção visual afeta maioritariamente os homens. Em média, um em cada 12 homens é afetado por esta doença genética. Já as mulheres, apenas uma em cada 200 tem dificuldade em diferenciar as cores.

Agora, uma descoberta acidental feita pelo cientista Don McPherson que trabalhava no desenvolvimento de um tipo óculos para cirurgia a laser, que facilitasse o trabalho dos cirurgiões, pode mudar o rumo desta história. Quando terminou o projeto, os óculos valorizavam as cores de forma intensa, então o cientista pediu que um amigo daltônico os experimentasse, e então ele passou a ver as cores que não podia ver antes. O cientista descobriu que a tecnologia dos óculos permitia absorver os comprimentos de onda de luz que beneficiam os daltônicos. Com uma bolsa de pesquisa financiada pelo National Institute of Health, McPherson aprofundou na pesquisa e fundou o EnChroma.

Os óculos funcionam apenas para 80% das variações de daltonismo.  McPherson explica que a empresa tem trabalhado em novas tecnologias para responder a estes 20%, “que são quem mais precisa de expandir a paleta de cores”.

Se você é daltônico, já pode ficar feliz: os óculos já estão no mercado e já pode ser comprado direto do site do EnChroma. O preço ainda não é popular, varia de 200 a 500 dólares de acordo com o modelo.

O vídeo mostra a reação de pessoas daltônicas ao experimentar os óculos EnChroma pela primeira vez. Emocionante!

Fonte: publico/  enchroma 
 Imagens: Reprodução/ youtube






"]