Descubra de uma vez por todas se a ejaculação feminina (“Squirting”) realmente acontece como nos filmes adultos

Algumas pessoas ficam um pouco perdidas quando se fala de ejaculação, pois confundem o significado… Ejaculação é um ato físico que ocorre com a liberação de um líquido, uma espécie de jato expulso vigorosamente do organismo, no caso dos homens, a ejaculação ocorre logo em seguida um ato sexual, no orgasmo (prazer), para liberação do esperma que contém espermatozoides e outras substâncias.

Todavia, todos sabem que o homem pode ejacular e que isso é necessário para realizar a reprodução humana, mas você parou para pensar se as mulheres podem ejacular? Será que isso é verdade ou mito? Sim, isso é verdade! As mulheres possuem uma espécie de ejaculação, mas claro que não produzirão espermatozoides, porém o fato é que elas conseguem realizar a ejaculação, mas não significa que isso seja obrigatório ou que esteja totalmente associado ao prazer feminino. Vamos entender como funciona!

Um estudo realizado por Samuel Salama, ginecologista francês e seus colegas investigou essa ejaculação e convidou sete mulheres para o teste. Realizaram uma ultrassonografia com a bexiga vazia antes do teste e em seguida foram realizar a manipulação do genital com ajuda ou não do parceiro para alcançar o orgasmo. Minutos antes de chegarem neste momento foram submetidas a uma segunda ultrassonografia e em seguida continuaram até chegar ao orgasmo.

Assim que finalizaram, um líquido foi esguichado e coletado para análise no laboratório. Os resultados foram claros: todas as mulheres esguicharam um líquido quando atingiram o orgasmo e a segunda ultrassonografia constatou que a bexiga estava cheia e após o orgasmo estava vazia. Então a ejaculação foi de urina (xixi)? O líquido foi analisado e o resultado não deu outra: era realmente urina que foi liberada por todas as mulheres, porém em cinco mulheres foi observada uma pequena quantidade de PSA (antígeno prostático específico), essa substância é produzida pelos homens no momento da ejaculação pela próstata. Nas mulheres, essa substância foi produzida pelas glândulas Skene que fica ao lado da uretra no genital feminino.

próstata-feminina-mini

Em um artigo publicado na The Journal of Sexual Medicine em 2015,   cientistas confirmaram que a “Squirting” é formada basicamente pela urina com pequena quantidade de PSA, de acordo com Barry Komisaruk, neurofisiologista da Universidade de Rutgers, Estados Unidos. Isso acaba de vez com a sua dúvida: as mulheres ejaculam sim e vai depender muito da sua sensação de prazer! Algumas mulheres podem produzir somente urina neste momento, outras com a substância PSA ou simplesmente sem essa substância, mas não significa dizer que teriam a ejaculação, pois ela pode acontecer da mesma forma, algumas vezes com um maior fluxo de xixi ou bem reduzido, vai depender de fatores variados e de cada organismo.

Sites: iflsciencehypescienceoncoguiatuasaude
Artigo: Nature and Origin of “Squirting” in Female Sexuality
Imagens: Reprodução/cristinarastafare/ afh.bi