Animais

Herpetólogos russos capturam anfíbios “mutantes” com pele transparente: verdade ou mentira?

A verdade:

Um vídeo divulgado no Live Leak mostra uma entrevista em que um pesquisador revela que sua equipe está intrigada com dois anfíbios anuros (provavelmente rãs) capturados em uma região úmida próximo a uma fábrica de produtos químicos abandonada. Durante a coleta vários indivíduos da mesma espécie caíram nas armadilhas, porém dois deles, tinham a pele face ventral ( abdome) do corpo transparente de onde se podia ver claramente seus órgãos internos.

Dr. Vladimir Vershinin, chefe do Departamento de Ecologia Funcional de Animais Terrestres da Universidade do Distrito Federal de Ural contou que os anuros realmente apresentavam um defeito relacionado a falta de pigmentação na pele. “Entre as amostras de rãs comuns encontradas no local, existiam dois indivíduos com desvio de morfologia. Um tinha despigmentação parcial na pele do abdome e era possível ver os órgãos internos vivos, trabalhando. Outro tinha olhos com pigmentação escura na íris, o que fazia com que os olhos fossem pretos”, disse Vershinin.


Os indivíduos coletados foram encaminhados para estudo, na qual pesquisadores japoneses especialistas em mutação e doenças genéticas esperam realizar testes nas rãs e tentar estabelecer as causas exatas das mutações. Mas Dr. Vladimir Vershinin ainda não arrisca a causa da mutação e conta com os japoneses para desvendar o mistério. “Espero que possamos ter uma cooperação bem-sucedida com os especialistas japonese, eles irão explorar mais profundamente o que há por trás dessas mutações. Porque sem estudar as bases genéticas moleculares, é difícil entender o que causou isso nas rãs” completou.

É possível que a poluição ambiental seja a grande responsável por essa anormalidade nos animais. A coleta realizada em áreas poluídas próximas a uma fábrica abandonada de produtos químicos, que provavelmente vazaram dos tanques para os lagos, contaminando a água e substrato.

mutante99

A mentira:

Essa descoberta, está sendo divulgada nas redes sociais de forma distorcida. Segundo o que se lê, inclusive no famoso site britânico DailyMail, os cientistas haviam coletados 60 sapos com pele totalmente transparente e membros extras. Como dito acima, a pele das rãs mutantes era transparente somente no abdome e em momento algum o pesquisador cita má formação dos membros.

A notícia acompanha imagens de rãs transparentes com os ossos avermelhados visíveis, algo que imediatamente chamou a atenção de todos. No entanto, essa imagem NÃO É DAS RÃS MUTANTES, ela mostra rãs que passaram por um processo de diafanização, onde produtos químicos são adicionados ao corpo dos animais deixando a pele transparente e os ossos corados. A técnica é muito comum entre os herpetólogos.

Rãs diafanizadas...

Rãs diafanizadas.

Sites: VBoxdailymail/ liveleak
Imagens: Reprodução/  Dailymail/liveleak

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo