Comer batata mais que 4 vezes por semana aumenta consideravelmente o risco de hipertensão, diz estudo

Anteriormente associada a uma redução da pressão sanguínea nas pessoas com excesso de peso, a batata inglesa agora se tornou uma vilã. O tubérculo pode ser estar relacionado com um aumento do risco de pressão arterial elevada.

Foi isso que o estudo de pesquisadores norte-americanos do Brigham and Women’s Hospital, indicou. Para realizar esta pesquisa, foram analisados um total de 187.453 pessoas ao longo dos últimos 25 anos e os resultados mostraram que consumo de batata aumentava em 17% o risco de hipertensão nas pessoas que comiam batata de quatro a seis vezes por semana, quando comparadas com as que comiam apenas uma vez por mês.

A quantidade de sal e/ou de gordura em nada interferiu com os resultados. Assim, os pesquisadores acreditam que mesmo a batata inglesa em si que mais contribuiu para a hipertensão destas pessoas. Segundo os responsáveis pelo estudo, a batata pode prejudicar em todas as versões: cozidas, fritas, empanadas, assadas ou em forma de purê.

batata-na-dieta-1-662

Publicado na British Medical Journal, o estudo levou em conta as avaliações alimentares feitas a cada dois anos aos participantes e ainda o estilo de vida que tinham, tendo contado para a porcentagem o hábito de fumar, a prática de exercício físico e ainda o índice de massa corporal (IMC).

Site:aeiou
Artigo: British Medical Journal
Imagens: Reprodução/maisequilibrio/ /news.mail