Combinação de duas drogas reduz drástica e rapidamente câncer de mama

1703

De acordo com médicos ingleses, a combinação de dois medicamentos reduz ou até elimina alguns tipos de câncer de mama em até 11 dias. Isso pode fazer com que algumas mulheres não tenham que se submeter a quimioterapia.

Os pesquisadores descobriram isso testando como as drogas atuavam na breve janela entre o diagnóstico do tumor e da operação para removê-lo. Eles observaram que nesses casos, no momento da operação, não havia mais sinais de câncer em certas pacientes.

As drogas combinadas na pesquisa foram lapatinib e trastuzumab (ou Herceptin). Ambas têm como alvo a proteína HER2, que acelera o crescimento de alguns cânceres de mama. O Herceptin interage com a superfície das células cangerígenas, enquanto o lapatinib entra dentro da célula e consegue desligar a HER2.

160311094502_cancer_mama_640x360_spl_nocredit

O estudo abrangeu mulheres com tumores medindo entre 1 e 3 cm, que em menos de duas semanas de tratamento mostraram resultados promissores: o  câncer desapareceu completamente em 11% dos casos, e em outros 17% ele ficou menor que 5mm. Esse tratamento pode garantir que mulheres acometidas por câncer de mama não precisem fazer quimioterapia. Conseguir descobrir as fraquezas de cada tumor é o que há de mais avançado no futuro do tratamento contra o câncer.

Fonte: bbc   
Imagem: Reprodução/combateaocancerbbc /