Comportamento

Coloque os pés para fora do cobertor e você terá uma ótima noite de sono

Cientistas descobriram que a insônia e a temperatura corporal estão relacionadas. Quando estamos cansados, a nossa temperatura corporal desce e isso dá sinal ao corpo que está na hora de dormir. De acordo com a especialista em sono e pesquisadora da National Sleep Foundation, Natalie Dautovitch , dormir com os pés fora do cobertor não só fará você pegar no sono mais rápido, como também garante um sono melhor.  “Tirar o seu dedão ou o pé inteiro para fora pode ser ideal para uma noite de sono totalmente proveitosa”, diz a pesquisadora.

De acordo com o Dr. Steven Shea, especialista da Health Sleep, o organismo inicia um processo de esfriamento assim que começamos a dormir. Nos estágios mais profundos do sono, podemos esfriar até dois graus, mostrando que a relação entre dormir e temperatura é muito forte. “Eu acredito que tiramos o pé para fora da coberta para esfriar nossos corpos, já que às vezes nos esquentamos demais antes de dormir”, disse. Além disso, para ter um boa noite de sono, a temperatura do ambiente também é importante. O ideal é ajustar de forma que fique entre 19 e 22°C (essa é a parte difícil para quem vive no Brasil!)


O que a acontece é que a sola dos pés tem duas características importantes: não têm pelos e têm uma rede de veias que ajudam a regular a temperatura corporal. Esta rede, conhecida como anastomoses arteriovenosas, permite que o organismo regule a irrigação de sangue na nossa pele, fazendo com que ela aqueça ou arrefeça. Este sangue mais frio correrá através do seu corpo, diminuindo a temperatura corporal e isso vai acabar deixando você todo mais fresco, na temperatura que vai fazer seu cérebro entender que é hora de descansar. É por isso que, muitas vezes, as pessoas inconscientemente colocam um pé para fora dos cobertores durante a noite.

pecama

Em contrapartida, o manualGet a Good Night´s Sleep” lançado pelo expert MSc Yinka Thomas, através do Conselho do Sono recomenda exatamente o contrário. Para ele, manter os pés mais frios que o corpo dificulta o sono. Ele argumenta que estudos prévios que pés e mãos geladas estão relacionados a insônia.

post-25-768x801

Sites: medicaldailysleepfoundationhealthysleeprevistagalileu
Manual: Get a Good Night´s Sleep
Imagens: Reprodução/ revistagalileusabendocuriosidades/ nuncapensei

Comentários

Novidades

Topo