Curiosidades

Cientistas criam roupa que consegue dizer se você está saudável!

As roupas foram criadas com o objetivo de cobrir nosso corpo para garantir proteção e segurança contra estímulos externos do meio ambiente. Com o tempo as roupas passaram de um simples acessório para algo estético e fundamental na vida de milhares de pessoas. Mas se a nossa roupa fosse capaz de dizer o quanto estamos saudáveis? Pois é, essa realidade já é possível. Engenheiros da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo eletrônico flexível que pode ser vestido e pode acompanhar e gravar sinais elétricos do coração e ainda medir a quantidade de ácido láctico que é produzido pelo organismo.

Os cientistas que criaram esse protótipo chamaram de Chem-Phys esse dispositivo que é feito de uma placa eletrônica extremamente fina e super flexível com vários sensores que se ajustam perfeitamente sobre a pele e pode fornecer dados importantes diariamente para outros dispositivos que não estão conectados com ele. A roupa funciona da seguinte forma: ela é usada sobre o peito e fornece os dados em tempo real para os dispositivos através de sensores específicos que podem avaliar uma série de sinais vitais do corpo humano. A equipe de cientistas acredita que esse dispositivo seja capaz de monitorar não somente atletas para melhoria de seu desempenho como utilização na medicina para monitorar pacientes com algum problema cardíaco.

De acordo com o autor, Patrick Mercier, um dos objetivos principais da pesquisa é medir simultaneamente um conjunto de sinais vitais do ser humano, ou seja, medir sinais físicos, químicos, biológicos e eletrofisiológicos ao longo do dia, garantindo uma melhor visualização de alguns sintomas ou sinais do paciente ou atleta. Uma característica importante neste dispositivo é que ele é capaz de medir a quantidade de ácido láctico presente nos músculos, ou seja, sensores parecidos com o eletrocardiograma realizam essa medição que é fundamental no acompanhamento de atletas, já que a produção de ácido láctico é proveniente do esforço muscular em atividades físicas intensas.

wearable_sensors-2

O ChemPhys é o primeiro sensor capaz de monitorizar os sinais eléctricos e bioquímicos no corpo humano.

Este dispositivo já foi apresentado na Revista Nature e é o primeiro dispositivo eletrônico capaz de medir simultaneamente sinais vitais (físicos e químicos) e sua eletrofisiologia, comparados a outros equipamentos que medem apenas um de cada vez. Os engenheiros não estão satisfeitos com a criação dessa tecnologia e estão melhorando o dispositivo e seus sensores para que outros sinais químicos possam ser analisados conjuntamente, como a presença do magnésio e do potássio e garantir uma melhor monitoração dos sinais e sintomas do nosso corpo e de como ele funciona durante as atividades físicas diárias, bem como analisar pacientes com inúmeras doenças.

Fontes:  ucsdnews/ iflscience/ 
Artigo: A wearable chemical–electrophysiological hybrid biosensing ...  
  Imagens: Reprodução/ ucsdnews
Comentários

Novidades

Topo