Cientistas colocam óculos 3D em Louva-Deus para testar o poder de visão destes insetos.

No estudo publicado na revista científica Scientific Reports, a equipe da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, aplicou “óculos 3D” em louva-Deus. Os minióculos são semelhantes aos usados por humanos no cinema, mas feitos com cera de abelha, para testar sua visão.

O objetivo dos óculos foi analisar a visão a três dimensões destes insetos e perceber a forma como tiram proveito desta característica para caçar. Jenny Read, autora do estudo conta que apesar dos seus cérebros serem minúsculos, os louva-a-deus são caçadores com sofisticados recursos visuais que conseguem capturar uma presa com uma eficiência aterrorizante. Segundo ela, podemos aprender muito ao estudar a forma como estes insetos veem o mundo.

Para realizar o estudo, os óculos foram colocados nos louva-a-deus usando uma cera de abelha. Depois os pesquisadores mostraram aos insetos vídeos com outros insetos que se moviam na tela. Quando os filmes eram exibidos em 2D, os insetos não demonstravam qualquer tipo de reação. Ao mesmo tempo, quando os vídeos eram em 3D, os louva-a-deus viam nas imagens presas potenciais e atacavam.

16436c426f9a139749d9a4b0edb168c9

Comprovamos definitivamente a visão 3D, ou estereopsia, do louva-a-deus e mostramos que essa técnica pode ser usada para estimular insetos virtualmente e em três dimensões“, afirmou Read.

Mas enquanto os óculos usados por pessoas têm lentes nas cores vermelha e azul, a versão desenvolvida para o louva-a-deus tem lentes azul e verde, já que eles enxergam mal o vermelho.

Fonte: bbcnaturezap.aeiou  
 Imagens: Reprodução/ bbczap.aeiou