Animais

Cientista analisa perfume da  Victoria’s Secret® e descobre alto poder repelente a mosquitos

Que os perfumes da marca  Victoria’s Secret® possuem fragrâncias deliciosas, todo mundo já sabe. Mas agora, além disso, um dos perfumes lançados pela marca se mostrou um ótimo repelente a mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, causador da Zika, Dengue, Chikungunya e outras doenças.

Quem descobriu isso foram pesquisadores da Universidade do México, e os resultados foram publicados no Journals of Oxfor University Press. A frangância, comercialmente chamada de Bombshell, apresentou resultados melhores do que outros 10 repelentes orgânicos, conseguindo, inclusive afastar os mosquitos por um período de até duas horas. No entanto, obviamente não superou os repelentes que utilizam o DEET, substância mais usada pela indústria para afastar insetos.

O palpite dos pesquisadores para o sucesso do efeito repelente do perfume é que muito provavelmente, o principal fator do repelente não seria ter um odor que afasta os animais, mas conseguir um cheiro que disfarce o aroma natural do ser humano, o que realmente mantém os mosquitos longe. Esta essência da Victoria’s Secret® parece funcionar muito bem desta forma.

Hansen_Rodriguez_2

A descoberta não foi de propósito. De acordo com uma das pesquisadoras do estudo, Stacy Rodriguez, eles, na verdade, pensavam que a fragrância doce do Bombshell iria atrair os mosquitos, pois na literatura científica há vários trabalhos que afirmam que cheiros frutados e florais atraem mosquitos. “Foi interessante ver que os mosquitos não estavam sendo atraídos pelo perfume, e, ao invés disso, estavam sendo repelidos“, disse.

A Victoria’s Secret® ainda não se pronunciou sobre a descoberta, mas certamente, não desenvolveram a fragrância pensando em um efeito repelente de mosquitos.

Fonte: newscenter/ super.abriljinsectscience  
 Imagens: Reprodução/newscenter/ correiodafronteira]
Comentários

Novidades

Topo