Animais

Parasitas controlam a mente de chimpanzés para que eles virem comida de leopardo. A razão é surpreendente!





As estratégias de sobrevivência na natureza não deixam de nos surpreender. O artigo publicado por pesquisadores da Universidade de Montpelier, na França, revelou uma das estratégias mais interessantes já vista:  quando o protozoário Toxoplasma gondii infecta chimpanzés faz com que eles percam a medo natural ao cheiro da urina dos leopardos, seu predador.

A coisa pode ficar bem perigosa, pois perder a aversão pela urina do seu predador faz com que os chimpanzés se tornem vulneráveis e se tornem presas fáceis para os leopardos. Quando o leopardo se alimenta de um o chimpanzé infectado… Eureka!!! O parasita atinge seu objetivo: alcançar o sistema digestivo do felino, que é o único lugar onde ele consegue se reproduzir. O mais interessante é que os cientistas constataram que o efeito é bem específico para leopardos: nada muda na percepção da urina do leão ou do tigre.


A estratégia do parasita, que é unicelular, é se prender às paredes de neurônios no cérebro do animal acarretando sutis alterações químicas. Isso resulta em mudanças de hábito e obviamente, a perda do medo da urina do predador felino.

Na verdade, a toxoplasmose não afeta somente os chimpanzés podendo alcançar vários mamíferos, desde que, o ciclo de vida envolva algum felino. Bem perto de nós, temos o exemplo dos ratos que quando contaminados com toxoplasmose perdem o medo do xixi do gato, o que os colocam mais perto do sistema digestivo dos felinos, onde o parasita se reproduz.

E o mais chocante: talvez algo muito semelhante esteja acontecendo entre humanos e gatos domésticos.

E o mais chocante: talvez algo muito semelhante esteja acontecendo entre humanos e gatos domésticos.

Humanos na “mira” do parasita

Acredite: quando um humano contrai toxoplasmose ele sofre pequenas mudanças na percepção de alguns estímulos, perdem um pouco de foco. Além disso, passam a não se incomodar com o cheiro do xixi de gato. Ou seja, o protozoário também está tentando dominar a mente humana.

Fonte: cell.comsuper 
 Imagens: Reprodução/deysemelo/ bbc/
Comentários

Novidades

Topo