Gene responsável por determinar se uma pessoa será ruiva pode conter ‘segredo da juventude’

Cientistas da Holanda acreditam ter identificado um gene responsável pela aparência mais jovem das pessoas. O gene é o MC1R, e é capaz de auxiliar seus portadores a parecerem até dois anos mais jovens que sua idade real. Esse gene contém uma “receita” para que o organismo produza um receptor conhecido como melanocortina 1. Esse receptor é determinante para cor da pele, cabelo e olhos.

Como outros genes, o MCR1 tem variantes, e uma delas é encontrada em pessoas com pele clara, cabelo ruivo e sardas. Desse modo, ele foi apelidado de ‘gene ruivo’. A baixa função do gene MC1R pode estar associada à alta sensibilidade ao sol e ao desenvolvimento de alguns cânceres de pele.

Na descoberta, que foi divulgada na revista Current Biolog, cientistas mostraram a algumas pessoas fotos de 2.693 voluntários que não usavam maquiagem  e nem tinham alterações, como Photoshop. As pessoas escolhidas deveriam dizer a idade das pessoas nas fotos. Logo após isso, os cientistas comparavam os chutes com a idade real das pessoas.

1446717503_29

O passo seguinte da pesquisa foi ousado: foi coleado o DNA das 2.693 pessoas das fotos para pesquisar se havia diferenças ou mutações entre aqueles que aparentavam ser mais jovens, de acordo com a opinião dos entrevistados. O resultado foi que o gene MCR1 estava sempre presente.

A parte da pesquisa que ainda deve ser explorada é que os cientistas não conseguiram esclarecer por que o MC1R tem este efeito. Ela também deve ser ampliada a outras populações e para mais pessoas. Apesar de tudo, esse é o primeiro estudo genético desse tipo.

Fonte: bbc  Imagens: Reprodução/sanatatepoaeglitter/