Ferramenta que permite editar genes pode ser a chave para cura do autismo, câncer e HIV!

1235

As mutações no RNA que estão ligados ao autismo, câncer, e algumas síndromes podem ser o caminho para a cura das doenças mais intrigantes do mundo. Isso pode estar mais perto do que pensamos. Uma ferramenta de edição do gene CRISPR-Cas9 tornou possível isolar o RNA nas células vivas, pela primeira vez.

De acordo com um estudo publicado na revista Cell, os pesquisadores isolaram e editaram o RNA mensageiro (que carrega instruções genéticas de núcleo da célula para fazer novas proteínas) pela primeira vez usando uma ferramenta de edição de gene conhecido como CRISPR -Cas9.

Eles já usaram essa ferramenta para remover o HIV de células imunes humanas e desligar a replicação do HIV de forma permanente, de acordo com um estudo publicado na revista Nature.

edicao-genes-embrioes-humanos

Isso pode abrir novos caminhos para se discutir sobre a manipulação de genes e as doenças. Já se conhecem muitas técnicas que descrevem o genoma, quebrando-o em pedaços, como em um quebra-cabeça. A diferença é que nessa técnica os cientistas utilizam a engenharia genômica para transcrição e edição, o que eleva o nível dos estudos das doenças.

A técnica de edição de genes pode conduzir a tratamentos para doenças que estão ligadas ao RNA defeituoso e foram consideradas anteriormente como intratáveis. Algumas dessas doenças incluem certos tipos de câncer, síndrome do X frágil e autismo, por exemplo.

Fonte: usnews  Imagens: Reprodução/hypescience/