Anomalias e doenças

Estudante cria luva especial equipada para controlar tremores de Parkinson. O dispositivo melhora 80% do sintoma

Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Este é um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade e é caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. As células nervosas usam uma substância química do cérebro chamada dopamina para ajudar a controlar os movimentos musculares. O Parkinson ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lenta e progressivamente. Sem a dopamina, as células nervosas dessa parte do cérebro não podem enviar mensagens corretamente. Isso leva à perda da função muscular.

Faii Ong, um estudante de medicina do Imperial College de Londres, desenvolveu uma luva que ajuda pacientes com mal de Parkinson a manter a firmeza das mãos. Usando mecanismos similares aos usados para manter a estabilidade de satélites no espaço, conhecidos como giroscópio, o dispositivo pretende controlar os tremores, um dos principais sintomas do mal de Parkinson.


Giroscópios são pequenos discos de metal postos em rotação para conservar posição por meio do princípio físico de conservação de momento angular. Um objeto em rotação tende a permanecer rodando em torno do mesmo eixo e reage a forças que tentam deslocá-lo. Mas a ideia não veio fácil, antes de conseguir verba para montar os primeiros protótipos do aparelho Faii Ong tentou outras formas, como uso de elásticos, molas, ímãs e outros componentes para controlar os tremores.

Design-Sketch-GyroGlove-0201114-Benjamin-Koh_A-Internals

Batizada de GyroGlove, a luva equipada com o giroscópio, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80%. Esse grau de eficiência permitiria que os pacientes mais graves da doença pudessem voltar a escrever e usar talheres, por exemplo.

A GyroGear, startup criada para desenvolver o produto, não tem data oficial para lançar seu primeiro produto de mercado. O preço estimado para o produto está estimado entre US$ 550 e US$ 850.

Fontes: gyrogearg1.
globo/ minhavida
   Imagens: Reprodução/tremoraction/ techinsider

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo