Estudante inventa absorvente íntimo que usa bluetooth para avisar quando precisa ser trocado

Para as mulheres, lidar com “aqueles dias” pode não ser nada agradável. Além das cólicas menstruais, o risco de vazamentos pode ser bastante constrangedor. O mercado está sempre em busca de alternativas válidas para dar mais conforto para a mulher. Pensando nisso, uma empresa criou um absorvente íntimo com conexão Bluetooth (é isso mesmo!), que avisa quando é hora de trocar o tampão.

A My.Flow (meu fluxo, em tradução livre do inglês) é uma empresa californiana criada pela aluna Amanda Brief  da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ela teve a insight como parte de uma aula de engenharia na faculdade. A My.Flow, ainda está buscando financiamento, mas a esperança de seus fundadores é salvar uma enorme quantidade de pessoas dos contratempos diários do período menstrual.

Funciona assim: um monitor do tamanho de um chaveiro se conecta via Bluetooth ao fio do absorvente interno. Quando o absorvente é inserido, o monitor avisa o aplicativo para smartphones e passa a monitorar. Quando o tampão estiver cheio, uma mensagem é enviada para o seu smatphone. Além disso, ele pode ser configurado para avisar diferentes níveis de saturação do absorvente e monitorar a frequência, duração e nível do fluxo menstrual. Isso parece sensacional!

137845

Uma das ideias empresa é combater um dos principais problemas do uso de absorventes internos: a Síndrome do Choque Tóxico, que apesar de ter sido mais comum na década de 1980, ainda hoje continua fazendo vítimas. Recentemente uma estudante esqueceu um tampão por 9 dias dentro do corpo e acabou indo para a UTI.

A empresa planeja começar as vendas em 2017. O sensor deve custar até US$ 50, com pacotes de absorventes por US$ 13.

O vídeo mostra como funciona o dispositivo

Fonte: canaltechoglobo  
 Imagens: Reprodução/ canaltech/oglobo