Animais

Descubra porque seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele

Com certeza, tombar a cabeça para o lado é um dos comportamentos mais bonitinhos que os cães demonstram. Victoria Ratcliffe, co-autora do estudo publicado no Journal of Current Biology explicou que quando conversamos com os nossos cães, eles fazem de tudo para entender o que queremos dizer. Os cachorros possuem uma inteligência emocional elevada, eles conseguem “ler” o rosto para obter informações sobre o estado emocional de qualquer pessoa. Uma forma de compreender o que estamos dizendo, é inclinando a cabeça para o lado.

Uma pesquisa publicada no site Psychology Today, diz que o focinho do cachorro faz com que ele não consiga ver a parte inferior do rosto humano. Assim, para facilitar a visualização das características faciais do ser humano, ele inclina a cabeça. Além disso, o “ajuste” da posição da cabeça pode verdadeiramente ajudar o cão a ouvir melhor e, assim, analisar melhor a situação.


Uma forma de entender como o focinho pode atrapalhar o cão de ver nosso rosto, é colocando seu punho na frente de seu nariz. Com o punho atrapalhando, você tem a noção de como é ter um focinho impedindo a sua visão. Veja também, que inclinando a cabeça você conseguirá ver o que não via antes de ajustar a posição.

n-DOG-TILT-HEAD-large570

Quando o cachorro vira a cabeça para o lado direito, significa uma coisa, já para o lado esquerdo, significa outra

De acordo com o estudo publicado no Journal of Current Biology  e descrito pelo site Link Animal, os cachorros têm uma parte do cérebro que processa a fala humana e apesar de não entenderem tudo o que estamos dizendo, eles conseguem entender a mensagem que queremos passar.  Dependendo do que falamos, o cachorro vira a cabeça em uma certa direção.

Os cães do estudo viraram a cabeça para a direita quando ouviram as palavras sem emoção e para a esquerda quando ouviram o comando com entonação emocional.  Mas quando eles ouviram o som de estático, sem palavras, não viraram a cabeça em nenhuma direção.  Isso é importante pois cada virada de cabeça indica o lado do cérebro que está funcionando.

Por exemplo, se o cachorro vira a cabeça para o lado esquerdo quando você fala com ele, isso significa que ele está escutando prioritariamente da orelha esquerda, e que provavelmente está utilizando o hemisfério direito do cérebro. Sendo assim, o estudo sugere que eles processam informações da mesma forma que nós, usando os dois hemisférios do cérebro.

Fonte: super.abrilbolsademulherlinkanimalpsychologytodaycell 
  Imagens: Reprodução/brasilpostlinkanimal/

Comentários

Novidades

Topo