Depois de tomar vacina contra o H1N1, menino de 10 anos desenvolve doença que o faz dormir toda vez que sorri

Josh Hadfield, um garoto de 10 anos desenvolveu uma doença conhecida como Narcolepsia e, segundo a mãe, o menino passou a ter as crises depois que tomou a vacina contra o H1N1 em janeiro de 2010. Parece inacreditável, mas o garoto cai no sono, sempre que dá uma risada. Para comprovar o fato, Caroline Hadfield, a mãe, filmou o momento em que ele acha graça de alguma coisa no IPad e em seguida tem uma espécie de convulsão e então, cai no sono.

Narcolepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono. Os sintomas incluem ataques de sono, sonolência diurna e cataplexia – uma espécie de fraqueza muscular temporária associada a emoções intensas, o que explica o fato de o menino dormir toda vez que ri. A causa da narcolepsia é o déficit do neurotransmissor denominado orexina no hipotálamo. O déficit deste neurotransmissor estimulante leva à sonolência excessiva.

No caso de Josh, a doença se desenvolveu três semanas depois de ele ter tomado uma vacina, chamada Pandemrix. Em 2010, mesma época em que Josh foi vacinado a Agência Sueca de Produtos Médicos (MPA) e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e Bem-Estar (THL) iniciou investigações sobre a aquisição de narcolepsia como um possível efeito colateral a Pandemrix vacinação contra a gripe em crianças, e encontrou no mínimo 6,6 vezes maior risco entre crianças e jovens, resultando em um mínimo de 3,6 novos casos de narcolepsia por 100.000 pessoas vacinadas.

No início do mês, depois de muita luta, Caroline foi indenizada com 120 mil euros (cerca de 525 mil reais). A princípio, o governo se recusou a pagar pelos danos causados pela vacina, já que, aos olhos deles, o caso não se tratava de uma pessoa que tinha ficado “gravemente incapacitada”.

Fonte: jornalciencia / mirror/ dailymailNarcolepsia
  Imagens: Reprodução/dailymail