Conheça a erva que tem poder sedutor e altera, positivamente, o comportamento do seu gato pelo cheiro

Quem tem gatinhos em casa provavelmente já ouviu falar da erva-do-gato. Conhecida cientificamente como Nepeta cataria, a erva faz parte da família das hortelãs. Popularmente, a erva gato também é a erva-gateira, erva-gato, catnip, catmint (inglês) e neveda dos gatos. Em suas folhas existe uma substância chamada Neptalactone, que age no cérebro do animal.

Embora muitos gatos tentem comê-la, cientistas dizem que eles estão reagindo ao cheiro ao invés do gosto. Os felinos mordem, mastigam, esfregam ou rolam sobre a erva e fazem isso para libertar a essência das folhas. Por isso, a erva do gato pode deixar o gato bastante agitado e alerta por horas. Muitas pessoas podem pensar que a erva do gato pode deixar o animal fora de si, com comportamento alterado e se tornar um viciado, mas a erva é recomendada por muitos veterinários e criadores que apoiam a utilização da erva em diversas situações, já que não causa efeitos colaterais.

Como a reação a planta é herdada geneticamente, alguns gatos são imunes ao seu efeito, enquanto outros têm uma reação maior, geralmente os machos. Os gatos em idade reprodutiva, após os seis meses também são mais sensitivos a erva do gato. Sua reação dura apenas alguns minutos e contribui para a saúde geral dos gatos e gatas permitindo que eles continuem brincalhões durante anos de vida.

980x

No Brasil, o cultivo da N. cataria é desenvolvido especialmente para uso na medicina veterinária de felinos, sendo também usada como enchimento de brinquedos de pano para gatos. Para ser oferecida aos gatos, a erva passa por um processo de desidratação que preserva o seu odor. Em seguida ela pode ser acondicionada em diversas opções de brinquedos, como os ratinhos de feltro, novelos de lã e até mesmo dentro das almofadas onde os gatos descansam. Os benefícios da erva também incluem o alívio de stress e ensina os gatos a utilizar os seus brinquedos.

Fonte:.hsw.uol/ petmagNepeta_cataria
  Imagens: Reprodução/youtubethedodo