Animais

Cientistas em expedição encontram misteriosa água-viva nas profundezas dos oceanos

Uma misteriosa água-viva foi registrada por biólogos marinhos enquanto estavam em expedição pela região oceânica mais profunda encontrada na Terra. Esse local é a fossa das Marinas, localizada no sul do Japão, marcando a fronteira entre duas grandes placas tectônicas. Essa fossa tem apenas 69 quilômetros de largura, mas a profundida assusta: 11 mil metros.

A equipe da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, sigla em inglês), conseguiu registrar o animal enquanto a água-viva flutuava a 3,7 mil metros de profundidade, abaixo da superfície do Pacífico.


A água-viva tem morfologia específica: apresenta um formato esférico e dois tipos de tentáculo. Os biólogos conseguiram identificar que ela pertence ao gênero crossota, mas sua espécie não foi identificada ainda.Os pesquisadores sugerem que as linhas vermelhas presentes em seu corpo são canais radiais, pertencentes ao sistema digestivo. Já os círculos ovais amarelos podem ser gônodas, estruturas que armazenam gametas e auxiliam a reprodução desses animais.

Água-viva estava a 3,7 mil metros de profundidade.

Água-viva estava a 3,7 mil metros de profundidade.

Outros animais também foram encontrados em outras expedições desse grupo nessa região do pacífico. Esse projeto faz parte de uma expedição que quer conhecer melhor as profundezas dos oceanos, começando pela fossa das Marinas, local mais profundo nos oceanos.

Fonte: bbc  
Imagens: Reprodução/ Image copyrightNOAAImage caption/bbc  
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.