Chega de esperar na fila por um doador compatível: tratamento pode permitir transplante de rim a partir de qualquer doador

1310

A busca para encontrar um doador de rim compatível é muitas vezes uma longa e agonizante, o que significa que a maioria dos transplantes de rim têm de vir de parentes de sangue. Atualmente, as cirurgias do doador e do receptor são feitas simultaneamente. Uma equipe cirúrgica retira o rim do doador com parte de uma artéria, de uma veia e do ureter numa sala, enquanto em outra sala a equipe de transplante prepara o receptor para receber esse rim tão logo ele seja extraído. A seguir, emendam-se a artéria e a veia do doador na artéria e na veia do receptor e o ureter em sua bexiga.

A nova técnica sendo testada poderia permitir que aqueles que necessitam de um transplante recebam um rim de qualquer doador. Para funcionar, a técnica altera o sistema imunológico do paciente – essencialmente reiniciando sua rede de anticorpos para torná-los menos propensos a rejeitar um novo órgão. Ainda não está claro por que, mas os anticorpos regenerados que aparecem após os originais terem sido filtrados são muito mais passíveis de receber um novo rim através de um transplante. O processo, conhecido como dessensibilização, tem sido usado por médicos em pequena escala por vários anos.

Baseado em dados de mais de 2.000 pacientes de 22 clínicas de saúde, 76,5 por cento dos pacientes dessensibilizadas que receberam um rim ‘incompatíveis’ ainda estavam vivos após oito anos – um resultado mais positivo do que o 62,9 por cento do grupo de controle que ainda estavam na lista de espera ou que recebeu um rim de doador falecido, em vez de um vivo.

f-158442-3015433229

A prática, porém, ainda não poderá ser amplamente utilizada, pois envolve medicamentos não aprovados oficialmente para esse fim, custando cerca de R$ 100.000,00 para realizar. Para o pesquisador responsável, o mesmo processo pode eventualmente ser utilizado em outros transplantes de órgãos vivos, tais como aqueles para o fígado e os pulmões. Nesse meio tempo, representa um pouco de esperança para aqueles que esperam por um transplante de rim, que é apoiado por alguns novos números promissores.

Fonte: sciencealert   Imagens: Reprodução/ brasilnoticia/ penoticias