Animais

Vermes parasitas podem ser a nova esperança na cura de doenças inflamatórias do intestino, diz estudo



Pensar em vermes dentro do nosso corpo não é muito agradável, mas um estudo publicado na New York University afirma que manter parasitas intestinais pode afastar doenças autoimunes, como a doença inflamatória intestinal (DII). Os vermes podem mudar o equilíbrio bacteriano do nosso intestino, dominando as espécies nocivas que causam inflamação. O estudo é mais uma evidência de que o excesso de limpeza e esterilidade poderia de alguma forma ruim para nosso corpo.

Para o estudo, um grupo de ratos de laboratório portadores de genes associados a DII e outras doenças imunológicas foram infectados estrategicamente com vermes nematódeos da espécie Trichuris trichiura conhecidos por infectar tanto o intestino grosso como o delgado. Assim que os vermes se tornaram adultos, um exame nos ratinhos encontrou níveis bastante reduzidos de Bacteroides (causadoras de inflamação intestinal) e um aumento níveis de Clostridia bactérias (que ajudam a reduzi-la).


Animados com os resultados, os pesquisadores estenderam seus estudos aos humanos e incluíram 75 membros da zona rural da Malásia, conhecidos por apresentarem altas taxas de infecção do verme, mas baixas taxas de Doença Inflamatória Intestinal. Além disso, 20 pessoas que vivem na capital urbanizadas e são livres de verminoses foram examinados. Em comparação os moradores rurais apresentaram muito menos níveis de Bacteroides em seu sistema.

Nosso estudo poderia mudar a forma como os cientistas e os médicos sobre o tratamento de DIIs“, disse o investigador do estudo e microbiologista, Ken Cadwell , em um comunicado de imprensa.

WhipwormL

Pessoas contaminadas com ‘Trichuris trichiura’ tem menos bactérias causadoras de inflamação intestinal.

Fonte: sciencenyulangonesciencealert
   Imagens: Reprodução/youtube/imgforu
Comentários

Novidades

Topo