Isso pode salvar sua vida: Estudo diz que a medição de pressão arterial deve ser feita nos dois braços. Entenda porquê.

Quando você vai medir sua pressão arterial, o médico ou enfermeiro mede os dois braços? Se a resposta é não, saiba que isso pode lhe dar um importante diagnóstico de problemas de saúde.

De acordo com um estudo divulgado na revista médica The Lancet , a diferença na pressão dentro dos vasos sanguíneos nos braços esquerdo e direito de uma pessoa pode indicar risco maior de doença vascular e um aumento nas chances de morte. Os dados se referem apenas à pressão sistólica, que ocorre quando o coração se contrai e o sangue é bombeado ao corpo.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, revisaram 28 estudos anteriores sobre pressão sistólica e verificaram que uma diferença nas medições igual ou superior a 15 milímetros de mercúrio está ligada a um risco maior de doenças vasculares no cérebro. Além disso, há uma probabilidade 2,5 vezes maior de redução do fluxo de sangue para pernas e pés e risco de redução desse fluxo também para o cérebro.

Os resultados também mostraram um crescimento nas chances de morte por conta de problemas cardiovasculares (70% a mais) e de óbito por todas as causas (60% a mais). A diminuição do aporte de sangue para outras partes do corpo pode resultar em ataque cardíaco ou no desenvolvimento de problemas, como a doença vascular periférica.

Os médicos afirmam que não importa qual braço apresenta pressão maior ou menor, mas sim a diferença entre a pressão medida em ambos.

1394127412060

Por que a pressão arterial varia em cada braço?

Nas pessoas mais novas, as diferenças de na pressão arterial em cada braço pode ocorrer quando um músculo ou outra coisa comprime uma artéria que fornece sangue ao braço, ou por um problema estrutural que impede o fluxo de sangue suave através de uma artéria.

Já nas pessoas mais velhas, é geralmente devido a um bloqueio resultante da aterosclerose, o processo da doença que entope as artérias, a raiz da maioria dos ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, doença arterial periférica e outras condições cardiovasculares.

Então, da próxima vez que for ao médico, surpreenda-o pedindo para medir a pressão em ambos os braços.

Fonte: thelancethealth.harvardminhavidancbi.nlm
imagens: Reprodução/ juntosnaestrada/ cuidadosmil