Empresa recicla bitucas de cigarro e as transforma em plástico e adubo

As pontas de cigarro estão em toda parte. Elas entopem nossos bueiros, sujam nossas praias e emporcalham nossas ruas. Até hoje, elas foram vistas como lixo não reciclável por conter uma mistura bem elaborada de produtos orgânicos e inorgânicos que empresas de reciclagem não sabiam como lidar com eles.

No entanto, uma empresa sediada em Nova Jersey assumiu o desafio e acreditou em uma maneira de reciclar milhões de pontas de cigarro e transformá-las em produtos plásticos industriais. A empresa é chamado TerraCycle , e seu objetivo é recolher os itens que as pessoas normalmente consideram impossível reciclar, e depois usar a ciência para descobrir uma maneira de fazer o impraticável: reciclagem.

O National Institutes of Health (NIH) estima que apenas nos EUA cerca de 4,5 trilhões de 6 trilhões de cigarros serão fumados por ano até e todos serão certamente espalhados no meio ambiente. O que é um problema grave, pois a maior parte do nosso lixo eventualmente acaba nos cursos de água, e os cigarros contêm um monte de toxinas que podem contaminar o meio ambiente. “Leva apenas uma única ponta de cigarro para contaminar um litro de água“, disse  Tom Szaky fundador do TerraCycle “Os animais também podem confundir pontas espalhadas com alimento.

Desde o lançamento a empresa já recolheu nada menos que 7 mil caixas de reciclagem de cigarro em nove países ao redor do mundo, incluindo os EUA, Reino Unido e Austrália, e as pessoas também podem enviar suas pontas de cigarro para serem recicladas sem qualquer custo.

"We haven’t found anything that we can’t recycle.", diz TerraCycle
“We haven’t found anything that we can’t recycle.”, diz TerraCycle

Como transformar as bitucas em algo útil?

O material orgânico como tabaco e o papel são transformados pela compostagem e vão posteriormente ser usados como adubo para campos de golfe ou de futebol.

Os filtros já são um pouco mais difícil de reciclar, porque muitos são feitos de acetato de celulose, que é um tipo de plástico que também é usado para fabricar óculos de sol. Para os filtros, o TerraCycle promove uma esterilização e, em seguida, mistura-os a materiais que são recicláveis, permitindo-lhes ser derretido em plástico industrial. O produto desta mistura resulta em uma espécie de madeira de baixa qualidade que pode ser usada para construir caixotes de transporte e paletes, por exemplo. A empresa também cita produtos como cinzeiros e material para construção de parques e praças públicas e futuramente, poderão ser construídos tijolos para a alvenaria.

Enquanto o processo de fabricação é simples, o verdadeiro problema é o custo. A empresa precisa de 2 mil bitucas de cigarros para ter 1 kg de plástico, e, infelizmente, o processo de reciclagem custa mais do que os produtos de plástico. Mas de qualquer forma, a reciclagem de pontas de cigarro é um sucesso.

Fonte: sciencealert  Imagens: Reprodução/sciencealert /falaquimica