Anomalias e doenças

Doença faz com que pacientes não parem de contar piadas

É sério: o nome do distúrbio é Witzelsucht uma disfunção que faz com que a pessoa não pare de fazer comentários achando que são engraçados. Explicando melhor: seria um distúrbio que faz com que as pessoas tenham um comportamento “abobado”, contando piadas sem graça e rindo de coisas que ninguém mais acha engraçadas. Também é chamada de “doença da piada”.

Os especialistas dizem que, normalmente, a doença (sim, é uma doença mental) não surge do nada. Há sempre um problema por trás como um derrame ou de alguma lesão na região frontal do lado direito do cérebro, a área responsável por sua personalidade. Pacientes com uma lesão no lobo frontal direito normalmente se sentem deprimidos. Já os pacientes com uma lesão no lobo frontal esquerdo são o oposto – ficam estranhamente eufóricos e empolgados em todas as situações.


Casos de Witzelsucht

Um homem de 56 anos, por exemplo, sofreu um derrame e, além de desenvolver o distúrbio, passou a ser viciado em sexo. Ele fazia piadas de cunho sexual o tempo todo, afastando qualquer mulher ao seu redor – e ele era casado. E o pior: ele não conseguia parar, mesmo quando médicos estavam conduzindo exames nele.

1388069729_77437064_22

Outro caso dramático é de uma mulher de 57 anos, foi diagnosticado em 2005. Ela simplesmente se transformou em uma versão mais engraçada de si mesma. Cantava e ria o tempo todo. Só que, em contrapartida, passou a negligenciar sua higiene e usava as mesmas roupas todos os dias. Nesse caso, os médicos acreditam que uma doença degenerativa foi a responsável pela lesão no lobo esquerdo frontal do cérebro.

Não existem muitas formas de tratar a doença. Atualmente, médicos apelam para incansáveis sessões de terapia, nas quais devem explicar o tempo todo para os pacientes que suas piadas não são engraçadas. Os médicos precisam identificar a fonte de lesão, já que elas podem ser diversas, e aplicar o tratamento adequado para cada fonte – seja um tumor, doença degenerativa ou outra causa.

Fonte:nbcnewsrevistagalileuhypescience  
Imagens: Reprodução/ cikavomediagroup021

Comentários

Novidades

Topo