Cientistas descobriram como curar alergias ingerindo pedacinhos de plástico

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade.

Mas os problemas com as reações alérgicas por ingestão de alimentos podem estar com seus dias contados. Cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de fazer as alergias a alimentos desaparecer, e acredite: o segredo é de plástico!

A ideia é incrível: os autores do estudo usaram nanopartículas de plástico para disfarçar as proteínas do agente causador da alergia, conhecido como alergênico. Com isso, o sistema imunológico da pessoa alérgica passa a não reconhecer as proteínas como inimigas, impedindo a reação alérgica. O que as nanopartículas fazem é oferecer uma espécie de disfarce para as proteínas causadoras da alergia. Uma vez disfarçadas, o sistema imunológico é enganado e não desencadeia o ataque, ou seja, não provoca reações alérgicas.

juckreiz

Assim, quando a pessoa ingerir uma comida que antes causava alergia, o sistema imunológico irá perceber que, na verdade, ela não faz mal algum, e fica de boa. O melhor é que há uma memória do sistema imunológico e, no futuro, quando a pessoa comer novamente esse alimento, esse será reconhecido como inofensivo. Isso irá curar de vez a alergia àquele determinado alimento.

As nanopartículas já foram testadas em ratos com forte alergia a ovo e em todos os testes os cientistas conseguiram acabar com a alergia. Depois deste primeiro teste, os ratinhos ingeriram as proteínas do ovo normalmente – e não houve reações alérgicas. Ou seja: além de barrar o ataque, as nanopartículas fizeram com que o corpo dos ratos aprendesse que as proteínas do ovo são inofensivas.

Fonte: ncbiminhavidaminhavida
 Imagens: Reprodução/yooker/ de10