Comportamento

A ciência explica porque fechamos os olhos durante o beijo



Pode parecer que o ato de fechar os olhos durante um beijo demonstra romantismo e confiança na pessoa amada, mas a ciência pode explicar que isso pode representar algo a mais. De acordo com estudos realizados em Londres, os beijadores de plantão fecham os olhos pois o cérebro não consegue focar em outros sentidos enquanto está recebendo estímulos visuais. Assim, os apaixonados fecham os olhos para garantir que o cérebro sinta melhor o toque e as sensações envolvidas no beijo, que são desencadeadas a partir do encontro dos lábios.

Esses estudos demonstraram que a percepção tátil depende da percepção visual que desenvolvemos. Foi visto, por meio de atividades com participantes de uma pesquisa que a medida que os olhos trabalham mais apuradamente em algum desafio visual, o sentido tátil é menos responsivo. Assim, foi provado que nossos olhos “atrapalham” quando precisamos focar em outros sentidos. Fechar os olhos é como desligar a entrada visual para que a mente possa aproveitar outras experiências sensoriais.


O cérebro faz isso, para que possamos aproveitar situações prazerosas, como um beijo, um abraço ou relações sexuais, e para que o foco do organismo esteja no toque, vez de outros sentidos com capacidade de causar distração.

Casal-se-beijando

A pesquisa mostrou que nossos olhos “atrapalham” quando precisamos focar em outros sentidos.

Além de explicar esse hábito humano de fechar os olhos durante o beijo, o estudo pode contribuir para mostrar que o aumento na demanda por uma tarefa visual pode reduzir a percepção de estímulos auditivos e visuais. Isso é importante para pessoas que precisam estar sempre atentas, como pilotos de carros e aviões, que precisam estar sempre focadas no estímulo visual.

Fonte: oglobo  
Imagens: Reprodução/aprimeiralingua/bocavirgem
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.